Korean Magazine BR

Suicídio entre jovens foto destaque

Suicídio é a principal causa de morte entre jovens coreanos

Suicídio continua sendo, de forma crescente, a principal causa de morte entre jovens sul-coreanos desde 2012

A principal causa de morte entre os jovens na Coreia permanece sendo o suicídio. A informação foi revelada pelo Ministério da Igualdade de Gênero e Família, nessa quarta-feira (29). De acordo com um estudo realizado com pessoas entre 9 e 24 anos, a autolesão foi responsável por 10,8% das mortes em 2022, seguida por acidentes (3,9%) e câncer (2,5%).

Isso representa uma melhoria em comparação com o ano anterior, quando o suicídio representava 11,7% da mortalidade nessa faixa etária. O suicídio ocupou o primeiro lugar pela primeira vez em 2012, com a diferença em relação a outras causas aumentando constantemente até 2021.

O relatório também demonstrou que 26% dos alunos do ensino fundamental e médio disseram, em uma pesquisa de 2023, que sofreram de depressão no último ano. Dessa forma, houve também uma melhora em relação aos 28,7% registrados em 2022.

Talvez um dos achados mais notáveis seja o aumento gradual do número de estudantes de famílias multiculturais presentes na Coreia. Eles agora representam 3,5% de todos os estudantes. Em suma, a Coreia tem 5,21 milhões de crianças no ensino fundamental, médio e secundário em todo o país. Dez anos atrás, o número era de aproximadamente 1%.


O ministério reconhece que a saúde mental está ligada a esse elevado número de suicídios. Reprodução/Bigstock/doidam10

O numero de reclusos sociais está correlacionado ao do suicídio

Tendo correlação com esses dados, em 25 de maio passado, a CNN Brasil reportou que o ministério anunciou medidas para ajudar os “reclusos sociais”, um grupo que inclui jovens adultos que se isolam da sociedade. O ministério fornecerá até 650.000 won coreanos (cerca de US$ 500) por mês para ajudar com sua “estabilidade psicológica e emocional e desenvolvimento saudável“. Estima-se que 338.000 pessoas se enquadram nessa categoria na Coreia do Sul.

Embora o suicídio não tenha sido explicitamente mencionado como a principal causa de reclusão social, o ministério reconheceu que problemas de saúde mental, dificuldades financeiras e problemas familiares podem contribuir para o isolamento. O programa de apoio financeiro visa, portanto, abordar algumas das causas subjacentes que podem levar ao suicídio.

Foto destaque:a sombra do suicídio. Reprodução/CNU

Rolar para cima