Novos colecionadores inovam o cenário da feira de arte da Coreia em 2024
Fundada por novos colecionadores, a “Art OnO” estreia como uma nova plataforma experimental para artistas coreanos
O primeiro semestre de 2024, tem como principais temas o desempenho de uma série de feiras de arte estabelecidas e novatas. As mesmas são realizadas em toda a Coreia vistas como “jovens” e “emergentes”, em meio a um mercado que anda em desaceleração.Ainda que este ano não tenha registrado resultados espetaculares para as grandes feiras nacionais, contudo houve uma tendência positiva no volume total de transações. Em sua grande parte foi impulsionada por um crescente número de jovens colecionadores.
Assim, esse crescimento na atividade dos compradores foi evidente na Galleries Art Fair. Esse é o evento mais antigo do tipo na Coreia desde sua fundação em 1979, o evento atraiu 58.000 visitantes durante sua realização. Tendo sua realização em 03 à 07 de abril no COEX, no sul de Seul.
“Testemunhamos um aumento significativo na demanda pelas obras de talentos jovens promissores com etiquetas de preço razoáveis, especialmente aqueles que atraem a atenção dos colecionadores da Geração MZ [Millennials e Gen Z] adeptos das redes sociais”, observou o organizador da feira, Associação de Galerias da Coreia.
Quem são os novos artistas e quais são as outras feiras
No meio de muitos criativos jovens e principiantes procurados estavam Lee Woo-sung e Kim Eun-jeong da Galeria Hakgojae, Heo Chan-mi da Galeria Wooson e Lee Doo-won da Galeria Mac.Em seguida veio a 13ª edição do Busan Annual Market of Art (BAMA).Realizada de 11 a 14 de abril no BEXCO, na cidade portuária do sudeste.
A feira atraiu 120.000 visitantes e alcançou um volume de vendas estimado de 19,6 bilhões de won ( R$ 73,3 milhões). Esse desempenho impulsionou de maneira semelhante pelo aumento do interesse em criativos recém-formados que iniciaram suas carreiras nos últimos anos.
Enquanto isso, a Breeze Art Fair que está em curso convidou 96 artistas emergentes para exibir e vender pessoalmente suas obras no Museu de Arte Hangaram do Seoul Arts Center até 28 de abril. Desde sua fundação em 2012, o evento se posicionou como um ponto de entrada ainda mais acessível para colecionadores novatos, com um quarto de seus compradores sendo indivíduos adquirindo obras de arte pela primeira vez.
Art OnO, edição e fundação
Assim, a edição inaugural da Art OnO, fundada pelo jovem colecionador Noh Jae-myung, convidou 36 galerias renomadas e emergentes de 15 países durante sua realização de quatro dias, de 18 a 21 de abril.Aproveitando o ensejo crescente por talentos frescos no mercado de arte do país, a Art OnO fez sua estreia no Seul Trade Exhibition and Convention (SETEC), na semana passada.
Meses antes de seu lançamento, a Art OnO, que significa “única e exclusiva”, já havia gerado expectativa no circuito local de feiras de arte, pois surgiu de um empreendimento raro, se não o primeiro, liderado por um jovem colecionador globetrotter. Idealizada pelo jovem de 33 anos Noh Jae-myung, a feira independente então chamou a atenção por sua abordagem específica ao convidar 36 galerias de 15 países.
Na verdade, o que Noh queria evitar em sua visão curatorial era a apresentação de “apenas mais do mesmo, não importa onde a feira seja realizada” , uma tendência que ele encontrava cada vez mais presente como colecionador em eventos em Miami, Basel, Hong Kong, Tokyo e Seul.
Em vez disso, em uma entrevista, ele compartilhou seu compromisso em fornecer um palco onde galerias, tanto as grandes potências quanto os expositores emergentes, pudessem correr riscos e apresentar algo novo. Assim, dando menos ênfase na venda e nos queridinhos usuais das feiras de arte de seis dígitos.
Como resultado, teve uma mistura dinâmica de grandes negociantes. Como a Esther Schipper sediada em Berlim e a Pearl Lam Galleries fundada em Hong Kong. Assim, trabalhando ao lado de jogadores em rápido crescimento como a Mariane Ibrahim Gallery de Chicago e a CYLINDER de Seul, todos se interligando pelos três pavilhões de exposições do SETEC. Essa “interação” também se estendeu à lista de artistas apresentados pelos expositores.
Mais sobre as interações
Contudo, na feira também havia trabalhos marcantes apresentados por criativos em ascensão. As pinturas de porcelana incomuns de inspiração em bonecas de Choi Ji-won, baseada em Seul (ThisWeekendRoom). As criaturas de metal inquietantes de Isaac Lythgoe, nascido em Guernsey (Duarte Sequeira) e outras.
Esses trabalhos de tirar o fôlego ficaram lado a lado, sem hierarquia, ao lado de nomes já estabelecidos. Obras como: a luz cintilante de Philippe Parreno (Esther Schipper), os desenhos de 1997 de Yoshitomo Nara (Galerie Zink) e outras.
“Normalmente, quando as galerias expõem em feiras de arte e atingem certo ponto, as pessoas começam a esperar que elas tragam certos artistas e obras. Para as mais estabelecidas, isso se torna meio que um padrão, porque elas fazem tudo igual em todos os lugares.”, disse Duarte Sequeira. “Aqui, as galerias sabem que podem – e são desafiadas a – experimentar com sua apresentação”, acrescentou o fundador da galeria portuguesa homônima.
Resultados
No estande da CYLINDER, expuseram as pinturas e instalações de quatro criativos incipientes. Lucas Dupuy, Lee Eu-sung, Kolja Kärtner Sainz e Oh Hyun-seog, para visualizar o tema da circulação orgânica e da fluidez.
“Embora seja natural que as grandes feiras tenham mais exposição e tragam os melhores colecionadores porque estão por perto há tanto tempo, as feiras mais experimentais são aquelas que às vezes empurram os limites ainda mais.” disse o curador. “Acho muito importante que você não tenha apenas as feiras mais estabelecidas, mas também novas intervenções, como a “Art OnO”, que podem ajudar o cenário artístico a crescer junto”, completou Duarte.
Outras galerias de renome ao redor da Coreia passaram a implementar o conceito de “Art OnO” em suas exposições. Duarte ainda afirma que a comunidade coreana de arte é muito homogênea e unida, com isso vê uma boa aceitação para o movimento.
Foto Destaque: Edição deste ano da Galleries Art Fair durante sua realização de 3 a 7 de abril no COEX. Reprodução/AssociaçãodeGalerias