Korean Magazine BR

Primeiro-Ministro Han Duck-soo renuncia após derrota eleitoral. Reprodução/Prensa Latina

Primeiro-Ministro e assessores oferecem renuncia após derrota nas eleições da Coreia

Presidente Yoon Suk Yeol aceita derrota nas eleições e Primeiro-Ministro e assessores apresentam suas renúncias 

Na manhã de quinta-feira (11), o primeiro-ministro Han Duck-soo e os assessores presidenciais decidiram renunciar, após uma derrota avassaladora do Partido do Poder Popular (PPP) nas eleições gerais de quarta-feira (10). Han assumiu a responsabilidade pela derrota do PPP depois que o Partido Democrático (DP) liberal conquistou uma vitória esmagadora.

Durante um briefing no gabinete presidencial de Yongsan nesta quinta-feira, o chefe de gabinete presidencial, Lee Kwan-seop, informou que Han comunicou sua intenção de renunciar ao presidente Yoon Suk Yeol. Durante a conversa, Han expressou sua gratidão ao presidente. Da mesma forma, Lee e outros dois assessores presidenciais também se prontificaram a renunciar devido à derrota eleitoral.

O Partido Democrático (DP) e seu partido aliado mantiveram a maioria na Assembleia Nacional de 300 membros, assegurando um total de 175 assentos. Lee relatou que Yoon expressou a crença de que os resultados das eleições gerais representam a avaliação do público sobre o desempenho das questões de Estado. Ele também destacou que haverá um período para refletir sobre as causas.


Presidente Yoon Suk Yeol votando nas eleições na Coreia. Reprodução/RC Notícias
Presidente Yoon Suk Yeol votando nas eleições na Coreia. Reprodução/RC Notícias

Presidente impopular

Durante seu mandato, Yoon adotou uma postura firme em relação à Coreia do Norte. Ele fortaleceu a aliança com os Estados Unidos e estreitou os laços com o Japão, antiga potência colonial com a qual a Coreia do Sul tem diferenças históricas. Porém, desde o início de sua presidência, ele tem sido mal avaliado, com uma taxa de aprovação abaixo de 30%.

O presidente Yoon afirmou que respeitará humildemente a vontade do povo manifestada nas eleições gerais e pretende reformar os assuntos estatais, dedicando-se ao máximo para garantir a estabilidade econômica e o bem-estar dos cidadãos. Nas eleições presidenciais de 2022, Yoon saiu vitorioso por uma pequena margem, competindo contra o líder do DP, Lee Jae-myung.

Foto destaque: Primeiro-Ministro Han Duck-soo renuncia após derrota eleitoral. Reprodução/Prensa Latina

Rolar para cima