Técnico interino da Coreia se mostra otimista após vitória da seleção
O técnico interino Hwang Sun-hong expressou otimismo em relação ao futuro da seleção masculina sênior após vitória da Coreia sobre a Tailândia nas eliminatórias da Copa do Mundo
Na noite de terça-feira (26), em Bangkok, no último jogo de Hwang como técnico interino, a Coreia triunfou sobre a Tailândia por 3 a 0 na partida do Grupo C da segunda rodada das eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo FIFA de 2026. Lee Jae-sung, Son Heung-min e Park Jin-seop contribuíram com um gol cada, no Estádio Rajamangala. Depois de empatar em 1 a 1 com a Tailândia, classificada em 101º lugar, na última quinta-feira, em Seul. Sendo assim, a Coreia, classificada em 22º lugar, mostrou uma boa recuperação fora de casa.
“A Tailândia merece respeito. Mas enquanto nos preparávamos para este jogo, tentamos encontrar o nosso próprio equilíbrio e ritmo. Em vez de nos preocuparmos com o nosso adversário”, disse Hwang. “Acho que conseguimos um resultado muito bom porque executamos os nossos planos. E penso que a seleção nacional vai melhorar a partir daqui.”
- Leia Mais: Coreia domina partida e vence Tailândia
Hwang está encarregado de treinar a equipe masculina sub-23, que busca se qualificar para os Jogos Olímpicos de Paris. No entanto, a Federação Coreana de Futebol (KFA) designou Hwang como técnico interino da equipe principal nessas duas partidas de março, após a demissão de Jurgen Klinsmann devido à falta de sucesso da Coreia em vencer a Copa Asiática da AFC no mês anterior. Ainda assim, em vez de apressar a busca por um substituto em tempo integral para Klinsmann, a KFA solicitou que Hwang assumisse temporariamente o comando por algumas semanas.
Os desafios do treinador
Hwang relatou que sua breve gestão foi cheia de desafios, incluindo a necessidade de disputar a primeira partida após apenas um dia de treinamento com toda a equipe, além de tentar alinhar os jogadores que vieram da Europa com os da Coreia. “Todos esses jogadores têm talento e o segredo foi fazê-los sentir-se confortáveis em campo”, disse Hwang. “Estou grato por todo o trabalho árduo dos jogadores, treinadores e equipa técnica da seleção nacional.“
Agora, Hwang pode retornar às suas responsabilidades regulares, já que a Copa Asiática Sub-23 da AFC, que também serve como qualificação para os Jogos Asiáticos, está programada para iniciar em 15 de abril no Catar. As três principais equipes deste torneio assegurarão suas vagas para Paris. Hwang disse: “Vou agora pôr fim ao meu trabalho com a equipa sénior e regressar à equipa Sub-23. Tentarei trazer para casa bons resultados nas eliminatórias olímpicas.”
Foto Destaque: Hwang Sun-hong, técnico interino da seleção coreana de futebol masculino. Reprodução/Tavern of the Taeguk Warriors.