CHUSEOK: celebrando a gratidão à maneira coreana
Em muitos países ao redor do mundo, é comum ter feriados nas estações mais frias, como outono e inverno. Na Coreia do Sul, há o Chuseok, um feriado de ação de graças
Muitos aspectos do feriado sul-coreano estão relacionados com culturas e tradições que estão enraizadas na sociedade desde muito tempo. Existem semelhanças entre outros feriados de ação de graças ao redor do mundo, como a gratidão e a celebração da família, mas existem pontos cruciais que o tornam exclusivamente coreano.
O que é o Chuseok?
Chuseok, em coreano, significa “noite de outono”, é um festival de colheita de outono em que muitos coreanos retornam às suas cidades natais para um encontro com amigos e familiares e comemora-se há cerca de 2.000 anos.
O feriado coreano está intrinsecamente ligado à conexão com a família de origem durante esse período, incluindo a prática de rituais ancestrais.
O Chuseok em 2023
O Chuseok baseia-se no calendário lunar, portanto, varia ligeiramente a cada ano, mas sempre ocorre em setembro ou outubro.
Este ano, o dia do Chuseok é sexta-feira, 29 de setembro, mas o feriado é celebrado de 28 a 30 de setembro de 2023. O feriado dura um total de três dias: o dia do Chuseok e os dias anterior e posterior a ele.
A história da festividade
Voltando aos dias que a sociedade coreana era predominantemente agrária, o Chuseok era um momento para as famílias agradecerem aos seus ancestrais e fazer orações por uma colheita abundante.
Como todos sabem, as lendas podem oferecer algum conforto ou explicação simbólica para algum feriado ou data comemorativa. A lenda que gira em torno do Chuseok é a seguinte:
Silla foi um antigo rei que organizou uma competição de tecelagem de um mês entre duas equipes. A equipe que tecesse a maior quantidade de pano seria a vencedora e serviria comida, bebida e outros presentes à equipe perdedora. E assim, iniciou-se o Chuseok.
Tradições
Como foi dito, existem alguns pontos que fazem o Chuseok ser um dia de ação de graças exclusivamente coreano. Algumas dessas tradições seguem de acordo com família ou região, mas é possível notar tradições mais comuns em grande parte do território da Coreia do Sul.
As famílias costumam visitar os túmulos dos ancestrais, realizando rituais antigos, mantendo a área ao redor dos túmulos organizada e bem cuidada e oferecendo-lhes comida e bebida cerimoniais.
Outra atividade comum durante essa época é o uso do traje tradicional Habok. Muitos sul-coreanos postam fotos em suas redes sociais vestindo o traje Habok, junto com familiares e amigos. Quem acompanha atores e atrizes de doramas e artistas da música coreana, com certeza, já viram algum deles vestindo o tradicional traje.
Para as mulheres, é comum vestir um jegori tradicional (uma espécie de casaco que se envolve na frente) e uma chima (uma saia). Para os homens, um jegori e baji (calças). Quando essas duas peças são usadas juntas, o traje assume a forma de um sino.
Culinária e Chuseok
Assim como em muitos feriados e datas comemorativas, a culinária desempenha um papel fundamental no Chuseok. Os alimentos não são apenas uma refeição, mas também representam história, tradição e cultura.
Os alimentos colhidos no outono são destaque na mesa durante o Chuseok. Um prato tradicional é o “songpyeon”, um tipo de bolo de arroz recheado com ingredientes como sementes de gergelim, pasta de feijão vermelho ou castanhas.
Foto destaque: mesa de Chuseok. Reprodução/Korea Tourism Organization