Korean Magazine BR

A Coreia do Sul está com poucos alunos de ensino fundamental, por baixa taxa de natalidade. Escolas centenárias da Coreia do Sul podem fechar.

Escolas centenárias da Coreia do Sul podem fechar

Com a baixa taxa de natalidade do país, o número de alunos em escolas primárias vem reduzindo, com isso, escolas centenárias da Coreia do Sul podem fechar

As escolas primárias históricas da Coreia do Sul estão correndo risco de fechar. Isso devido a falta de alunos, já que o país está sofrendo com a baixa taxa de natalidade. A queda no número da faixa infantil foi tão grande, que as escolas com uma história de 100 anos estão enfrentando sérios riscos de fechamento. As matrículas na rede de educação primária despencaram nos últimos anos. 

Cerca de 780 escolas primárias com mais de um século de história existem no país, destas, 301 tem menos de 60 alunos. Deste modo, quatro em cada 10 instituições de ensino correm o risco de fechar. Esses dados foram coletados pelo estudo do JoongAng Ilbo com base nos dados fornecidos por um site de dados escolares, “School Info”. 


Alunos em escola na Coreia do Sul. Reprodução/gazetadopovo

Segundo as diretrizes do Ministério da Educação, as escolas com menos de 60 alunos devem fechar ou se fundir com outra instituição. 157 instituições de ensino não tiveram novos alunos matriculados neste ano, destas, 24 tinham mais de 100 anos de existência. A Escola Primária Imdong comemorou seu 100º aniversário em 2022, mas tem apenas 15 alunos, ela enfrenta alto risco de fechamento. Apenas três mesas estão dispostas de acordo com o número de alunos na sala de aula do quinto ano.

Além disso, segundo o diretor da escola primária de Imdong, a instituição corre risco de fechar. “Infelizmente, a escola está em risco de fechar devido à falta de alunos, mesmo tendo uma história de 100 anos. Se a Escola Primária Imdong fechar, não restará nenhuma escola em Imdong-myeon”. Disse o diretor da escola. A instituição ainda não teve matrículas esse ano. 

O problema atinge todo o país

Embora essa região tenha uma tradição de orgulho na educação, com os moradores afirmando que “metade do talento de Andong é de Imdong”, a localidade enfrenta baixas taxas de fertilidade, assim como todo o país. Sendo assim, a população estudantil também está muito baixa. Segundo o anuário estatístico de Andong, Imdong-myeon tinha 8.768 habitantes em 1987, com sete escolas primárias e uma escola secundária na área.

Atualmente  a população de Imdong é de 1.650 habitantes, e há apenas uma escola primária. A Escola Secundária Imdong, a única escola secundária, fechou em 2018 devido à escassez de alunos. A região teve apenas um recém-nascido no ano passado e atualmente tem 13 crianças com menos de cinco anos. As instituições de ensino da região metropolitana do país, também sofrem com o mesmo problema. E o desafio do governo é dar outro atributo às escolas centenárias, para que não sejam fechadas.

Foto destaque: Alunos em escola na Coreia do Sul. Reprodução/elpais

Rolar para cima