Casamentos tradicionais chineses estão se tornando mais simples
A tradição chinesa de casamentos elaborados está se tornando obtusa e um aumento de jovens que optam pela simplicidade sem extravagâncias vem crescendo
Uma nova tendência, mais simples, que rejeita os antigos rituais e elaborados de casamentos tradicionais chineses estão mudando com o passar do tempo. Os jovens estão optando por abandonar os dotes e os preços da noiva, além de reduzir os arranjos luxuosos, e evitar a tradição em que os recém-casados servem chá aos pais. Ademais, também está em ascensão entre a geração mais jovem da China optar por não contratar um mestre de cerimônias e não convidar conhecidos distantes, tudo para deixar a cerimônia mais barata e simples.
Isso pode ser visto como uma quebra de padrões para o crescimento de uma nova era ou uma cultura, com antigos costumes que passaram de geração em geração sendo influenciados pelo ocidente de forma alarmante, no entanto, “destruindo” uma cultura milenar. Contudo, o governo na Ásia, no geral, não se opõe, contanto que ajam casamentos. A sociedade vem sofrendo com uma alarmante queda de natalidade, onde os jovens optam por uma carreira ao invés de construir uma família e ter filhos.
Novas tradições
Contudo, nem tudo está perdido e, por sua vez, os casais jovens chineses estão escolhendo seus próprios caminhos para se casar. Como, por exemplo: Huang, cujo casamento foi na província de Guangdong, no sudeste da China, em agosto de 2023, disse à mídia chinesa New Weekly que: “em vez de seu marido buscá-la em sua casa, deram um passeio na cidade com amigos”. O “passeio na cidade” é informal, que significa passear livremente por uma cidade sem um destino específico, o que se tornou popular na China pós-Covid.
Outra mulher da província de Shandong, no leste da China, em Xiaohongshu, compartilhou que ela e seu marido cancelaram a cerimônia tradicional. Em vez disso, optaram por organizar seu próprio casamento. Os casamentos tradicionais chineses e da Ásia em geral possuem formalidades que muitos não querem abdicar, no entanto, os novos casais querem deixar mais simples e barato para poderem, além de gastar o dinheiro em outras coisas, economizar para o futuro.
Presente pode gerar uma renda
Ademais, alguns também descartaram os preços da noiva e os dotes. Os preços da noiva, tradicionalmente pagos pelo homem à família da mulher, giram em torno de 100.000 yuan (R$ 68.730,70), além de joias. Os dotes, trazidos pela noiva para a futura casa do casal, geralmente consistem em um carro ou eletrodomésticos. O que não pode ser visto de forma desagradável, já que os dotes como joias e dinheiro vão direto para o uso pessoal da noiva, podendo ser usado da forma que ela achar melhor, gerando uma espécie de poupança particular.
Nos últimos anos, no entanto, o governo tem desencorajado preços altos da noiva e banquetes de casamento ao realizar casamentos coletivos, sugerindo que as mulheres rejeitem os preços e criem locais de casamento que estabeleçam limites de gastos nos banquetes. O custo é a principal razão pela qual os jovens estão rejeitando os costumes formais de casamento. Um casamento na China custa cerca de 174.000 yuan (R$ 11.9591,41), de acordo com uma pesquisa publicada pela Tencent Guyu Data em 2021.
Foto Destaque: casamento sem tradições. Reprodução/etsy/Pinterest