Guia Michelin 2024 faz lista com 222 restaurantes na Coreia do Sul
O Guia Michelin 2024 nomeou 222 restaurantes na Coreia do Sul e, pela primeira vez, Busan está na lista
Nesta quinta-feira (22), o Guia Michelin divulgou uma lista com 222 restaurantes na Coreia do Sul, cobrindo a capital, Seul, e, pela primeira vez, a cidade de Busan contou com restaurantes nomeados. No entanto, apenas um restaurante recebeu a categoria mais importante do Guia, premiada com três estrelas, porém ele encontra-se fechado.
Segundo um oficial do Guia, os restaurantes são avaliados de acordo com o seu desempenho no ano anterior, neste caso, de 2023. Além disso, o chef do Mosu confirmou que estará reabrindo o estabelecimento neste ano, porém, em outro local. O antigo restaurante encontrava-se no distrito de Yongsan, região central de Seul, e fechou em janeiro de 2024. Ademais, recebeu as três estrelas Michelin no ano de 2023 também.
Entre outros 26 restaurantes que receberam uma estrela, três deles encontram-se em Busan. Sendo eles: o restaurante francês Palate, o bistrô de massas Fiotto e o restaurante japonês Mori, que foram os únicos a receber o status de estrela do guia na cidade. Além disso, o Guia Michelin prestigiou o Fiotto com uma Estrela Verde, para restaurantes com práticas ambientalistas sustentáveis.
O vice-prefeito de assuntos administrativos de Busan, Lee Jun-seung, destacou a importância do turismo gastronômico na cidade. Disse, ainda, que Busan é uma cidade que localiza-se próximo à praia e, além da abundância de frutos do mar, também conta com um histórico rico da aceitação de refugiados da Guerra da Coreia. Além disso, a celebração desta quinta-feira nomeou outros 25 restaurantes como Selects e 15 como Bib Gourmand, em Busan.
Guia Michelin em Seul
Vinho, Haobin e L’impression, que estão localizados em Seul, receberam a sua primeira estrela do Guia Michelin 2024. Outro restaurante japonês e um de alta gastronomia francês, Mitou e Restaurant Allen, respectivamente, receberam uma estrela adicional. Ou seja, agora subiram para a categoria de estabelecimentos que possuem duas estrelas no Guia.
Neste ano, Seul contou com 87 restaurantes classificados como Select, incluindo outros 13 novos estabelecimentos. Para a categoria Bib Gourmand, 57 restaurantes com um acréscimo de seis outros. Além disso, alguns chefs de cozinha também receberam premiações. O veterano Hu Deok-juk, do Haobin, recebeu o prêmio de Chef Mentor, graças aos seus mais de 50 anos de experiência. E, também, Kim Jin-ho, do Vinho, recebeu a premiação de Sommelier.
O que é o Guia Michelin?
O Guia Michelin é uma publicação anual criada pela empresa Michelin, conhecida principalmente por seus pneus de automóveis. Originalmente desenvolvido na França em 1900 como um guia para motoristas, fornecendo informações sobre mecânicos, postos de gasolina, hotéis e restaurantes. Com o tempo, evoluiu para se concentrar mais na recomendação e avaliação de restaurantes, oferecendo classificações que vão desde uma a três estrelas, com base na qualidade e na experiência gastronômica que cada estabelecimento proporciona.
As estrelas Michelin são altamente cobiçadas na indústria da gastronomia, e receber uma estrela (ou mais) pode ter um impacto significativo na reputação e no sucesso de um restaurante. Assim, o guia Michelin agora é publicado em várias partes do mundo, cobrindo diversas cidades e regiões, e continua a ser uma referência importante para os amantes da culinária e os profissionais do ramo.
Foto destaque: Prato do restaurante Fiotto. Reprodução/Michelin Guide