Tecnologia deepfake é utilizada em ‘A Killer Paradox’, novo drama da Netflix
Em ‘A Killer Paradox’, novo drama sul-coreano da Netflix, diretor usou tecnologia deepfake para recriar rosto do ator Son Suk-ku a fim de retratar sua versão infantil
O novo drama original da Netflix ‘A Killer Paradox’ tem se destacado recentemente de forma bastante positiva, principalmente por sua abordagem inovadora. Dirigido por Lee Chang-Hee, este thriller sul-coreano cativou o público ao utilizar de forma engenhosa a tecnologia deepfake para criar cenas de infância extremamente realistas para o protagonista Jang Nan-Gam, interpretado por Son Suk-ku.
Assim, a tecnologia deepfake foi utilizada para criar o rosto de infância do ator, que chamou muita atenção pela sua notável semelhança com o ator adulto, agregando um novo nível de autenticidade à narrativa visual da série.
Recriando o passado
Em uma entrevista para a Korea JoongAng Daily nesta quarta-feira (14), o diretor da série ‘A Killer Paradox’, Lee Chang-hee, revelou um fato intrigante. Segundo ele,“um ator mirim fez o papel de Son e o rosto foi recriado coletando fotos de Son quando ele era mais jovem e adicionando efeitos especiais – ‘deepfake’, para ser mais preciso.”
No entanto, ele acrescentou que devido à escassez de fotos de Son quando jovem, foi necessário criar modelos de imagens para o processo.
Ocasionalmente, Lee também compartilhou que uma parte significativa do orçamento da série foi destinada à tecnologia deepfake para criar a versão infantil de Son. Mesmo diante do questionamento dos produtores sobre a necessidade desse investimento, o diretor optou por seguir adiante, pela busca de ser o mais realista possível.
Além disso, a tecnologia deepfake gerou todas as cenas dos personagens do passado, resultando na ausência de diálogos falados pelos atores mirins. O personagem coadjuvante Gyeong-ah, interpretado por Lim Se-joo, também passou por uma transformação digital para retratar uma versão anterior de si mesmo.
Sobre a série
‘A Killer Paradox’ é uma adaptação de um webtoon original com mesmo nome do autor Kkomabi. Analogamente, a trama narra a história de um estudante universitário que, após cometer um assassinato acidental, descobre possuir a habilidade de identificar criminosos. Assim, acaba transformando-se em um serial killer.
Na série, Choi Woo-shik e Son Suk-ku estrelam nos papéis principais. O thriller alcançou grande sucesso, liderando o ranking global de programas não ingleses da Netflix, garantindo o segundo lugar e figurando entre os 10 mais assistidos em 19 países.
Foto destaque: ator Son Suk-ku, à esquerda, e a versão infantil de seu personagem realizada usando a tecnologia ″deepfake″ à direita. Reprodução / Netflix