Cresce matrículas para medicina após aumento de cotas
Repetidores do Suneung e até graduandos universitários entrarão na disputa por vagas em medicina
O número de matrículas para a faculdade de Medicina teve um aumento na Coreia do Sul, após aumento de cotas. A fim de aliviar a falta de profissionais e melhorar o acesso aos serviços de saúde, o crescimento foi de 2.000 para 3.058.
Como resultado, Woo Youn-cheol, líder de equipe do Instituto de Pesquisa em Avaliação Educacional Jinhak, destaca que haveria um aumento particular no número de alunos que já haviam feito o Suneung (exame nacional de admissão universitária do país).
“Os candidatos geralmente tentam ano após ano entrar no programa, e relatórios de que o governo aumentaria as matrículas surgiram desde o ano passado. […] A maioria deles provavelmente já se preparou para o Suneung deste ano desde então,” disse Woo, em entrevista ao veículo The Korea Herald.
Cresce o número de estudantes que consideram disputar pelas vagas para Medicina
Seguidamente, Woo disse em entrevista que muitos graduandos seriam estudantes dos departamentos de ciências ou engenharia do SKY. Neste caso, referia-se ao trio de faculdades de elite do país: Universidade Nacional de Seul, Universidade Yonsei e Universidade da Coreia.
Além disso, ele acrescentou que muitas das instituições acadêmicas, conhecidas como hagwon (equivalentes a cursinhos), estão fazendo campanhas para atrair alunos para se matricularem em sua instituição para estudos e ofereceram cursos específicos.
Repetidores do Suneung e graduandos universitários estarão na corrida por matrículas em medicina, após aumento de cotas. Reprodução/BBC
Igualmente, segundo dados e relatórios de autoridades educacionais, consutas sobre repetir o Suneung estão chegando cada vez mais nas instituições acadêmicas. Entre os que solicitaram estavam, professores, graduandos, e até mesmo funcionários corporativos na faixa dos 30 anos.
“Ser médico não é um passeio no parque, mas você recebe status social e muito dinheiro depois. […] Devo começar a procurar um tutor de matemática que possa me ajudar a entender cálculo novamente para que eu possa me preparar para o Sunueng,” comentou anonimamente um usuário no Everytime, plataforma comunitária online para universitários.
Alta expectativa dos estudantes após aumento de cotas
Ainda, nessa análise por matrículas na faculdade de medicina, o analista educacional Woo, observou que o sistema de ensino STEM do país também migrará para escolas de odontologia, assim como Faculdade de Medicina Oriental e Farmácia.
“Os estudantes de ciências geralmente desistem de ser médicos porque pontuaram um ou dois pontos abaixo dos estudantes de medicina. Mas como as chances de entrar em faculdades de medicina aumentaram, os estudantes de STEM ou futuros estudantes de ciências mudarão para outras áreas médicas,” explicou Woo.
- LEIA MAIS: Coreia vai investir em cultura e turismo
No entanto, o ministro da Saúde, Cho Kyoo-hong, disse que acha que a obsessão pela faculdade de medicina continuaria “apenas por enquanto”. Ainda, ele acrescenta que se uniria ao Ministério da Educação para evitar a fuga de cérebros nos departamentos de ciências e engenharia.
Em virtude disso, Huh Chang-deong, professor de sociologia da Universidade Yeungnam, disse que mais pessoas se esforçarão para ser médicos devido à sua obsessão com a boa empregabilidade.
“Reflete como as pessoas querem conseguir uma profissão na qual possam trabalhar por muito tempo sem ter que se preocupar com a idade de aposentadoria e, é claro, mais dinheiro,” disse Huh em entrevista ao The Korea Herald.
“A super concentração de talentos significa que futuros médicos teriam que competir em um mercado saturado, o que mais tarde aliviaria a loucura pelas faculdades de medicina. Mas não por enquanto,” completou Huh.
Ação do Ministério da Educação sobre o caso
Por consequência, o Ministério da Educação disse oficialmente que foi informado do aumento na matrícula pelo Ministério da Saúde e Bem-Estar, nesta terça-feira (6). Também, o ministério acrescentou que irá pesquisar a demanda das faculdades de medicina pelo número de vagas adicionais necessárias para o ano letivo de 2025. A expectativa é que isso ocorra até o próximo mês.
Além do mais, ele planeja notificar cada faculdade das cotas finais em abril. Em decorrênica, a última medida afetará os atuais alunos do terceiro ano do ensino médio que se candidataram a admissão na faculdade para o ano letivo de 2025.
Enquanto isso, o Ministério da Saúde elevou o nível de crise de saúde nacional para alerta, o terceiro mais alto no sistema de alerta de quatro níveis. Isso porque médicos alertaram para uma greve nacional em protesto contra a decisão.
Foto destaque: Após aumento de cotas, cresce o número de matrículas para medicina, e instituições acadêmicas de Seul promovem admissão ao curso. Reprodução/Yonhap