BLACKPINK comemora sete anos de debut
Trajetória do BLACKPINK
Assim como a maioria dos grupos de k-pop, o BLACKPINK surgiu por meio de uma processo de trainee das agências de entretenimento da Coréia do Sul. Devido ao grande crescimento dos girlgroups, no início de 2010, a YG Entertainment decidiu que era hora de fazer um lançamento de uma nova banda feminina pela empresa — na época eles possuíam apenas o 2NE1, que fez seu debut em 2009 e, em pouco tempo, fez história na música coreana e internacional.
Com isso, foram abertas as audições para criar um novo girlgoup não só na Ásia, como também em outras partes do mundo para buscar talentosas candidatas que pudessem fazer parte da agência.
Segundo o documentário “BLACKPINK: Light Up the Sky”, da Netflix, a YG tinha a ideia inicial de criar um grupo com muitas integrantes e, por isso, um grande número de garotas foram aceitas com o decorrer dos anos para participarem dos treinamentos.
Após a seleção começou o treinamento das candidatas e o quarteto foi se destacando entre as outras garotas, até que em 2016, a YG decidiu após o período de trainee que iria lançar Jisoo, Jennie, Lisa e Rosé como um grupo de k-pop feminino intitulado BLACKPINK.
Seus dois singles de lançamento foram “BOOMBAYAH” e “Whistle” onde, com a segunda música, tiveram sua primeira vitória em um programa musical coreano, sendo o grupo mais rápido até o momento a atingir o feito, com apenas 13 dias desde o seu debut.
No mesmo ano, as meninas também lançaram outras duas músicas, “Stay” e “Playing With Fire”, que também alcançaram números impressionantes garantindo o apelido de “Monster Rookies”, dado pelo público e pela imprensa devido ao grandioso sucesso que o grupo fez logo em seu ano de estreia.
O grupo é autor de grandes hits como “DDU-DU DDU-DU”, “How You Like That”, “Pink Venom” entre outros grandes sucesso, o que resultou em quebras de recordes musicais em pouco tempo de lançamento de singles.
Após o estouro, o crescimento do grupo é maior a cada dia. Entre os seus feitos, ele é o primeiro grupo de k-pop a performar no festival de música Coachella, o girlgroup com mais streamings no Spotify, o ato feminino coreano de maior sucesso na Billboard Hot 100, e muito mais.
Foto destaque: BLACKPINK. (Reprodução/Instagram)