Min Heejin faz críticas à BELIFT e à HYBE em nova declaração
Nova declaração de Min Heejin acusa a HYBE de supostamente prejudicar o NewJeans e critica a BE LIFT Lab por uma ação de 20 milhões de wons
Em declaração divulgada na última segunda-feira (18) pelos representantes da ex-CEO da ADOR, Min Heejin, novos detalhes surgem sobre a batalha judicial envolvendo a HYBE, a ADOR, Min Heejin e a BE LIFT Lab. No texto, Heejin acusa a BE LIFT Lab de usar seu grupo ILLIT para desviar a atenção de problemas internos, suposto caso de plágio, que teria prejudicado o grupo NewJeans. Ela ainda criticou tanto a HYBE LABELS quanto a BE LIFT Lab por transformarem um conflito interno em um espetáculo público.
No último dia 18 de novembro, a BE LIFT Lab moveu uma ação de cerca de 20 milhões de wons (cerca de 80 mil reais) contra a ex-CEO da Ador, após a mesma ter acusado a agência de plagiar o conceito do New Jeans ao criar o conceito de seu recente grupo ‘ILLIT’. A primeira audiência está marcada para o dia 10 de janeiro de 2025 e será comandado pela A 12ª Vara Cível do Tribunal Distrital de Seul Ocidental. A BE LIFT espera que o processo se resolva rapidamente e acusa Min Heejin de retardar intencionalmente os trâmites judiciais.
Em resposta, na sua declaração, Min Heejin acusa HYBE e sua subsidiária ‘BE LIFT Lab’ de transformar problemas internos em espetáculo público: “Apesar de testemunhos claros de um denunciante interno e de semelhanças evidentes, eles negam e manipulam a opinião pública. HYBE e BELIFT Lab são os responsáveis por espalhar inúmeras alegações falsas, interromper trabalhos e difamar, ao mesmo tempo em que trazem um problema que poderia ter sido resolvido internamente para a esfera pública. Eles deveriam refletir sobre quem realmente está usando artistas novatos como escudo, alegando interrupção de trabalho enquanto ignoram os danos causados ao NewJeans”.
Processos judiciais anteriores
Este é o segundo processo que a BE LIFT Lab move contra a ex-CEO da Ador. Em junho de 2024, a agência já havia movido um processo de difamação contra a Min Hee Jin. No conteúdo da ação, a responsável pelo gerenciamento do ILLIT justificou que as etapas de criação do conceito do seu grupo encerraram em 21 de julho de 2023, o que conflita com a alegação de que um denunciante interno da agência que o diretor da agência do ILLIT teria recebido o plano de conceito detalhado do New Jeans em agosto de 2023.
Início do conflito entre Min Heejin e BE LIFT Lab
Durante sua batalha judicial contra a HYBE LABELS, Min Heejin implicou a BE LIFT LAB em seu processo no Tribunal Distrital de Seul. Na acusação, a equipe jurídica de Heejin apresentou um depoimento onde um funcionário interna da HYBE alega que o diretor criativo do grupo ILLIT recebeu um conteúdo integral do conceito do NewJeans, enquanto o grupo da BE LIFT LAB estava em processo de criação.
Min Heejin falou em declarações anteriores que isso não é uma batalha entre o New Jeans e o ILLIT e sim uma questão a ser resolvida entre “adultos”. Em outras ocasiões, a diretora criativa do NewJeans também lamentou as semelhanças entre os conceitos do grupo. Tanto a subsidiária BE LIFT Lab quanto sua matriz HYBE LABELS negam as acusações de Min Heejin e afirmam que a ex-CEO da Ador está usando essa narrativa como “cortina de fumaça” para seus próprios interesses na disputa com a HYBE.
Foto Destaque: logo HYBE; Min Heejin durante conferência de imprensa no Seoul Press Center, em 31 de maio de 2024; logo BE LIFT Lab. Reprodução: HYBE LABELS/Han Myung-Gu/WireImage/BE LIFT Lab