Korean Magazine BR

Nafla retornará ao serviço militar após nova audiência (1)

Nafla retornará ao serviço militar após nova audiência

O rapper Nafla retorna ao cumprimento de sua obrigação militar por decisão judicial, após tentar se evadir apresentando laudo falso

Nesta quarta-feira (13), através de seu canal no YouTube, Nafla postou um texto em sua comunidade para falar com seus fãs sobre seu alistamento militar. Em sua publicação, ele expressa: “Olá, faz tempo que não me comunico com vocês. Agora comecei o meu serviço militar, e vou cumprir com dedicação e retornar depois. Agradeço de coração a todos os fãs que sempre me apoiaram e continuam gostando da minha música. Vocês são a razão pela qual faço música. Vou voltar com boas músicas após terminar o meu serviço militar. Muito obrigado, e que todos tenham um dia feliz!”.

Em fevereiro de 2021, o rapper havia sido condenado por não exercer o cargo de assistente social no Escritório Distrital de Seocho em Seul. O serviço designado é uma alternativa para o cumprimento do serviço obrigatório, com isso a 1ª Divisão do Supremo Tribunal de Seul determinou sua prisão. Analogamente, em 2023, acabou sendo preso após acusação de alta antecipada, falsificando registros de frequência e fingindo ter sintomas de depressão e transtorno de pânico, piorando.


Nafla retornará ao serviço militar após nova audiência
Tribunal de justiça sul coreano em um julgamento. Reprodução/Divulgação via Isto é Dinheiro

Em abril deste ano, um novo julgamento foi realizado, o músico recorreu à justiça para reduzir sua pena de ano de prisão e dois anos de liberdade condicional que prestasse 120 horas de serviço comunitário, o que foi acatado pela justiça e sendo reduzido para um ano e dois meses com dois anos de liberdade condicional, após notoriedade de que Nafla confessou a maioria dos crimes e demonstrou remorso.

Nafla foi libertado sob fiança em fevereiro deste ano, pouco antes de sua sentença expirar. Tanto a promotoria quanto sua defesa apelaram da decisão do segundo julgamento, buscando uma revisão do caso. Porém, em setembro, a Suprema Corte manteve a sentença original e rejeitou ambos os recursos, afirmando que não houve erro na decisão do tribunal inferior. A corte entendeu que a condenação estava conforme a lei. Essa decisão foi um marco importante no desfecho do caso. Assim, o processo teve seu fim com a confirmação da sentença.

Acusação e mandados de prisão  

Sob a acusação de violação da Lei do Serviço Militar, após tentar evitar o cumprimento das obrigações com as forças armadas, apresentando informações falsas para ser considerado inapto. Ele entregou uma prescrição médica de antidepressivos, datada de cerca de um ano antes de seu alistamento, com a intenção de ser isento do serviço militar ativo e realizar apenas o serviço social. No entanto, uma investigação minuciosa revelou que a maioria dos medicamentos estava apenas armazenada e não havia sido efetivamente administrada, o que levou as autoridades a questionarem a veracidade das alegações de Nafla.

Em consequência, um mandado de prisão foi emitido pelo juiz Kim Ji-sook, do Tribunal Distrital do Sul de Seul, que considerou necessária a prisão do rapper devido ao risco de fuga. Após ser ouvido pelas autoridades, Nafla teve sua detenção confirmada. Além disso, outros mandados de prisão foram emitidos contra um funcionário público, identificado apenas pelo sobrenome Yeom, que atuava em Seocho, e um servidor da Administração Militar Regional de Seul, Kang, ambos acusados de auxiliar o rapper a evitar o alistamento militar. 

SIGA NO INSTAGRAM

Foto destaque: Uma das últimas postagens de Nafla em seu Instagram. Reprodução/Divulgação via Instagram @naflagoinup

Rolar para cima