Korean Magazine BR

Cresce número de mortes de estrangeiros na Coreia do Sul

Cresce número de mortes de imigrantes na Coreia do Sul  

As mortes dos residentes imigrantes no país crescem mais de 40%, as causas ainda são desconhecidas pelas autoridades

Nesta segunda-feira (21), o Ministério da Justiça emitiu um relatório referente às abundantes mortes de imigrantes no país nos últimos cinco anos. O documento oficial aponta que cerca de 15. 325 estrangeiros morreram na Coreia entre 2018 e 2022, enquanto 7. 698 deles a causa foi doenças, um percentual de 50 do total dos óbitos. As autoridades estão investigando o que pode ter ocasionado essas mortes.

Entretanto, outras causas também foram divulgadas. Os dados apontam que por acidentes de carro (211) causas naturais (177), quedas (155), automutilação (152), desastres naturais (71), afogamento (61), homicídios (19) e dependência química (10). Porém, 6. 771 mortes (44, 2) de causas desconhecidas, levando as autoridades a se preocuparem com esse crescente aumento desses óbitos, já que o número supera os de nativos coreano


Cresce número de mortes de estrangeiros na Coreia do Sul
Foto ilustrativa de pessoas imigrantes em trabalho de agricultura. (Foto: reprodução/Pixabay)

Por conseguinte, essa situação em que o país passa não está favorecendo o governo com seus planos, uma vez que estão em buscas constantes de mão de obra estrangeira para ocupar diversos cargos com pendência de colaboradores. Isso fez com que a autoridade maior da Justiça, o Cha Gyu-geun criticasse como anda a situação da Coreia, ele diz: “O ministério anunciou suas políticas em relação aos residentes estrangeiros por estar se preparando para uma nova era de 3 milhões dessas pessoas aqui. Mas parece não estar pronto para proteger seus direitos humanos ou integrá-los à sociedade”. 

Atualmente, a Coreia conta com cerca de 2,5 milhões no ano passado de pessoas não nativas, incluindo ilegais residentes. Pesquisas realizadas apontam que esse número tende a aumentar para preencher os cargos vazios, já que a taxa de natalidade está cada vez mais baixa. Os setores que mais buscam empregados estão ligados à indústria, agricultura e serviços, dependem significativamente da mão de obra imigrante.

Causas de mortes dos coreanos

Os resultados também indicam que as principais causas de morte entre os coreanos foram câncer, pneumonia, Covid-19 e ataques cardíacos. O câncer continua sendo a principal preocupação de saúde pública, representando uma alta porcentagem dos óbitos. Um dos fatos mais questionados pelos especialistas é que as causas maiores estão ligadas à má alimentação e ao sedentarismo, principalmente na população idosa sul-coreana, já que sua saúde está mais debilitada por questões da idade.

Foto destaque: Imagem Ilustrativa de um cemitério. Reprodução/Pixabay

Rolar para cima