Compositora Chin Unsuk recebe Prêmio Internacional Musical
A musicista sul-coreana torna-se a primeira asiática a receber o prestigioso prêmio
A compositora Chin Unsuk recebe o Prêmio Internacional de Música Ernst von Siemens 2024, que reconhece a contribuição de um compositor, intérprete ou musicólogo para a música, segundo o festival Internacional de Música de Tongyeong, nesta quinta-feira (25).
Seguidamente, a compositora sul-coreana se torna a primeira asiática e a quinta mulher a receber o prêmio principal desde sua criação em 1974.
Do mesmo modo, Chin explora novos caminhos na música contemporânea, obtendo uma ampla audiência, segundo a Fundação de Música Ernst von Siemens, sediada em Zug, Suíça.
A compositora Chin Unsuk recebe Prêmio Internacional de Música Ernst von Siemens 2024. Reprodução/Ernst von Siemens Music Foundation
Além disso, a fundação elogiou sua versatilidade, descrevendo suas composições como sons límpidos, oníricos e leveza humorística. Também, sua música é acessível ao público, mas mantém complexidade e desafio.
Prêmios e carreira da compositora Chin Unsuk
A musicista, de 62 anos e baseada em Berlim, receberá o prêmio no valor de 250.000 euros (aproximadamente 1.458.000 reais), em uma cerimônia agendada para 18 de maio em Munique.
Igualmente, dentre os antigos vencedores do prêmio, encontram-se nomes como Benjamin Britten, Olivier Messiaen, Herbert von Karajan, Leonard Bernstein, Claudio Abbado e Daniel Barenboim.
Não só, um marco em sua carreira, segundo a fundação, foi seu Concerto para Violino de 2001, ela recebeu o Prêmio Arnold Schonberg. Em 2007, sua ópera “Alice no País das Maravilhas” estreou no Festival de Ópera de Munique com o maestro Kent Nagano.
Ainda, o repertório de Chin também inclui obras de música coreana, e a fundação destacou um concerto de 2009 para a orquestra e sheng, um instrumento similar a um órgão de boca.
Também, Chin atua como diretora artística do Festival Internacional de Tongyeong, na Coreia do Sul, e do Festival Internacional de Música de Weiwuying em Taiwan.
Atualmente, ela é compositora residente da Orquestra Sinfônica de Brasiléia. Suas obras já foram apresentadas por notáveis conjuntos, como a Orquestra Filarmônica de Londres, a Filarmônica de Berlim e a Filarmônica de Nova York.
Enquanto isso, a Orquestra Filarmônica de Berlim lançou a “Edição Unsuk Chin” em 2023, um álbum raro de uma orquestra viva, com seis obras solo e orquestras, sob a regência de Chung Myung-whun, Daniel Harding, Sakan Oramo e Simon Rattle.
Foto destaque: Compositora Chin Unsuk. Reprodução/Ernst von Siemens Music Foundation