Korean Magazine BR

Arquivo pessoal de Patrícia Abbott. Reprodução/Instagram/_patricia_abbott

Artista brasileira inaugura sua primeira exposição de arte em Seul

A exposição “Beyond Recollection”, de Patrícia Abbott, que une tecnologia e arte analógica está aberta para visitação em Seul

Inaugurada na última quinta-feira (03), a primeira exposição da brasileira Patrícia Abbott, intitulada “Beyond Recollection”, na Embaixada do Brasil na Coreia, ganhou destaque na imprensa local por fazer uso da Inteligência Artificial (IA) na criação de arte. A artista multidisciplinar aborda várias técnicas e práticas artísticas para criar uma dinâmica entre digital e analógico e traz, nesta exposição, reflexões sobre como a tecnologia está desenvolvendo novas formas de interpretar imagens.

As artes em exposição abordam a natureza e suas perspectivas, um olhar atual e ao mesmo tempo nostálgico, refletindo sobre como a Inteligência artificial está se tornando fundamental na nossa rotina, moldando nosso estilo de vida e visão de mundo, ao mesmo tempo que a própria IA se desenvolve com o presente e o passado analógico para produzir tecnologia. A criação da exposição começou com duas obras produzidas no Brasil e o restante na Coreia do Sul, reforçando os laços entre ambos os países.


Pintura Collapsing Waves de Patrícia Abbott. Reprodução/Korea Times/Augustine Paredes
Pintura Collapsing Waves de Patrícia Abbott. Reprodução/Korea Times/Augustine Paredes

Polêmicas com o uso de IA

Recentemente, a Coreia entrou em debate crítico sobre criação através de Inteligência Artificial e as polêmicas sobre uso de IA nas deepfakes, Patrícia traz uma nova interpretação sobre o uso da ferramenta em processos saudáveis e produtivos. Na sua exposição, Abbott aprofundou a relação com as imagens criadas por IA, prolongando seu processo de criação além do digital, usando a tinta a óleo e instalações físicas para expressar sua arte de forma mais palpável, permitindo uma experiência multicultural ao visitante.

Em entrevista para a Korea Times, Patrícia compartilhou o que identifica como diferencial entre os processos na criação de arte digital e analógica, além de seus métodos utilizados para unir essas duas formas de expressão artística: “Na pintura, por exemplo, algo incrível é que, através do processo, você está sempre descobrindo coisas. Com a IA, se você der uma fórmula específica, ela pode seguir uma estética. Mas também é possível tentar se afastar disso de diferentes maneiras. Acho que é isso que estou tentando fazer. Estou tentando encontrar pequenas brechas.”


Patrícia Abbott observando sua exposição Beyond Recollection na Embaixada Brasileira em Seul. Reprodução/Korea Times/ Augustine Paredes
Patrícia Abbott observando sua exposição “Beyond Recollection” na Embaixada Brasileira em Seul.
Reprodução/Korea Times/Augustine Paredes

Patrícia Abbott

Natural de Brasília e atualmente residindo em Seul, na Coreia do Sul, Patrícia Abbott é artista visual e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília. A artista se aprofunda na pesquisa e criação de arte digital em diálogo com a pintura, fotografia, monotipia e gravura. Entre suas últimas exposições, Abbott circulou por São Paulo, Brasília e Austrália: A Sofisticação da Mentira, Senac Lapa Scipião, São Paulo-SP (2022); Devorar a Antropofagia na Galeria Alfinete, Brasília-DF (2022); Noclip, virtual, TAL | Tech Art Lab e Guava Gallery, na ilha Norfolk, localizada na Austrália (2022).


Pôster oficial da exposição 'Beyond Recollection' de Patrícia Abbott. Reprodução/Instagram/brazil.embassy.seoul
Pôster oficial da exposição ‘Beyond Recollection’ de Patrícia Abbott. Reprodução /Instagram/brazil.embassy.seoul

A visitação para a exposição “Beyond Recollection”, está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h (Horário da Coreia do Sul), no “Brazil Hall” da Embaixada do Brasil na capital Seul, de 03 a 31 de outubro. Endereço completo: Cheongwadae-ro, número 73, no distrito de Jongno District, na cidade de Seoul, Coreia do Sul.

Foto Destaque: Arquivo pessoal de Patrícia Abbott. Reprodução/Instagram/_patricia_abbott

Rolar para cima