Korean Magazine BR

Chuvas intensas deixam um morto e estragos na Coreia do Sul

As fortes chuvas na região causaram graves estragos em patrimônios culturais e inundações em fazendas, estradas e casas no sul do país

No último domingo (22), uma forte chuva atingiu a região sul da Coreia do Sul, causando uma morte e grandes estragos nas estradas, casas, fazendas e patrimônios culturais do país. A vítima fatal é um homem de 89 anos, cujo corpo foi encontrado em um reservatório em Jangheung, na província de Jeolla do Sul.  De acordo com os oficiais e autoridades que lidam com segurança de desastres, o idoso teria caído em um escoadouro próximo à sua casa, ainda no sábado (21). 

Desde a última quinta-feira (19), as províncias de Jangheung, Gangjin e Suncheon registraram mais de 300 mm de chuva, enquanto Yeosu recebeu quase 400 mm. Nesse sentido, mais de mil hectares de terras agrícolas em Jeolla do Sul sofreram danos e outras 300 toneladas de grãos, armazenados em Jangheung, foram inundadas.


Chuvas
Bombeiros ajudando civis na evacuação diante da inundação em Jeolla do Sul, no último sábado (21). Reprodução/Yonhap

Dessa forma, aproximadamente 145 casas em Jeolla do Sul foram submersas com as inundações. Já em Hwasun, cerca de 60 pessoas precisaram ser evacuadas de um acampamento, graças às preocupações em relação à elevação do nível do rio e deslizamentos de terra no local.

Por outro lado, a província de Gyeongsang do Sul foi a que mais sofreu com as fortes chuvas na região, recebendo cerca de 428 mm de chuva nos últimos dois dias. Isso ocasionou o colapso de uma seção dos Túmulo de Daeseong-dong, um patrimônio cultural tombado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Essa foi a primeira vez que as chuvas intensas causaram o colapso de uma das tumbas.

Chuvas torrenciais na Coreia do Sul

As fortes chuvas que atingiram o país tiveram início na tarde da última quinta-feira (19), na Ilha de Jeju e na costa sul, espalhando-se ao longo do território. De acordo com o Quartel-General Central de Contra-medidas de Desastres e Segurança, na manhã do último domingo (22), cerca de 1500 pessoas precisaram ser evacuadas.


Chuvas
Volume de um riacho em Daejeon aumentou devido a fortes chuvas. Reprodução/Yonhap

Graças ao temporal, 77 navios de passageiros ficaram presos em 55 rotas marítimas. Além disso, 16 voos foram cancelados e o acesso a 641 seções de 22 parques, 39 passagens subterrâneas, 38 estradas e mais de três mil áreas ribeirinhas foram bloqueadas.

Foto destaque: bombeiros evacuam civis enquanto o nível da água sobe em Busan. Reprodução: Yonhap

Rolar para cima