Chung Chung-hoon solidifica seu trabalho em Hollywood
O diretor de fotografia Chung Chung-hoon completou uma década de trabalho em Hollywood. Seu último trabalho foi em “Wonka”
Os talentos sul-coreanos vêm conquistando cada vez mais espaço em meio às produções de Hollywood, e não é somente quando atuam, dirigem ou escrevem. O diretor de fotografia Chung Chung-hoon é a prova disso. Já fazem mais de dez anos desde que Chung estreou no ocidente com sua fotografia emblemática e seu último trabalho no filme “Wonka” foi mais um grande sucesso.
Talento sul-coreano
Ainda que menos famoso do que aqueles que estão nas telas de cinema, Chung é um nome forte na indústria. O diretor de fotografia sul-coreano de 53 anos fez sua estreia em Hollywood em 2013 e desde então vem consolidando seu nome no meio. Seu primeiro trabalho no ocidente foi com seu parceiro de longa data, o diretor também sul-coreano Park Chan-wook, no filme “Segredos de Sangue”. Além disso, Chung também trabalhou em produções como “It – A Coisa” (2017), “Zumbilândia: Atire Duas Vezes” (2019) e “Noite Passada em Soho” (2021). Ele também foi responsável pela fotografia em grandes filmes coreanos como “Old Boy” (2003), “Lady Vingança” (2005), “Sede de Sangue” (2009) e “A Criada” (2016).
Em uma entrevista realizada durante a divulgação de “Wonka”, Chung contou como agora se sente parte da indústria e não mais somente o “diretor de fotografia coreano”. Na sua percepção, agora as pessoas do meio aprenderam a respeitar seu trabalho e a levar em conta unicamente o seu talento no momento de escolhê-lo para um novo projeto.
Além disso, Chung Chung-hoon foi convidado em outubro do ano passado para se juntar à American Society of Cinematographers (ASC), uma associação que reúne os diretores de fotografia e efeitos especiais de maior destaque da indústria cinematográfica.
“Ser convidado para a ASC não mudou muito para mim em termos de ambiente de trabalho ou algo assim, mas é muito significativo na medida em que o convite é um reconhecimento de mim como colega na cena cinematográfica americana… Eu não sou mais um estranho na indústria, agora sou aceito como parte da multidão, o que significa muito para mim”.
Chung Chung-hoon
Filme ‘Wonka’
Seu último trabalho foi em “Wonka”, uma fantasia musical que se concentra na vida do jovem Willy Wonka, um dos personagens principais de “A Fantástica Fábrica de Chocolate” (obra literária que já conta com duas adaptações para o cinema). O filme conta a história de como o chocolateiro abriu sua primeira loja e conheceu os Oompa-Loompas. O personagem título é interpretado pelo ator Timothée Chalamet, enquanto o Oompa-Loompa é vivido pelo veterano Hugh Grant. A direção de “Wonka” é de Paul King.
O longa ainda é recheado de vários cenários extravagantes e elementos fantásticos. Dessa forma, foi necessária uma fotografia cuidadosa, que não afastasse o público. De acordo com Chung, foi preciso saber o momento certo de “manter distância” e controlar o fluxo da câmera. O diretor de fotografia ainda revelou que adorou trabalhar com nomes pesados do mundo cinema.
O próximo projeto de Chung será um filme de terror chamado “Heretic”, que já se encontra em fase de pós-produção. No entanto, o futuro do sul-coreano ainda é desconhecido, mas ele espera trabalhar em algo que seja desafiador e “necessite de seus talentos”.
Foto destaque: diretor de fotografia Chung Chung-hoon. Reprodução/ Matt Kennedy