Korean Magazine BR

Copa do Mundo dos Sem-Teto acontecerá em Seul neste mês

A Copa do Mundo dos Sem-Teto acontecerá na Ásia pela primeira vez e Seul recebera 500 jogadores de 49 nações do mundo todo

Nos próximos dias 21 a 28 de setembro, a capital da Coreia do Sul, Seul, vai sediar a Copa do Mundo dos Sem-Teto. Esta é a primeira vez que o campeonato vai para a Ásia e serão 500 jogadores, de 64 equipes, representando 49 nações. O evento acontecerá na Universidade Hanyang.

A Copa do Mundo dos Sem-Teto é uma competição e iniciativa que defende o fim da escassez de moradias através do esporte. A competição teve início em 2003, na Áustria,  somente com atletas masculinos e, em seguida, em 2009, o torneio feminino foi adicionado. Neste ano, a Coreia do Sul começou a formar sua equipe para participar do campeonato.


Copa do Mundo Sem-Teto
Copa do Mundo Feminina dos Sem-Teto realizada no México, em 2023. Reprodução/Anita Milas

De acordo com os organizadores do evento, os participantes da Copa do Mundo dos Sem-Teto são pessoas “que vivenciaram a falta de moradia ou a exclusão social, mas que estão tentando seguir em frente com suas vidas”. Além disso, afirmam que jogar por sua nação e vestir a camisa funciona como um novo começo para muitos deles.

Todas as equipes são organizadas com a ajuda de um parceiro nacional, ou seja, uma organização comunitária que atua e auxilia pessoas desabrigadas, marginalizadas e em situação de vulnerabilidade social. “Também apoiamos seu trabalho cotidiano, construindo conexões internacionais, facilitando a troca de habilidades e ajudando nossos membros a se desenvolver”, afirmam os organizadores.


Copa do Mundo Sem-Teto
A República Democrática do Congo participará do torneio pela primeira vez, em Seul. Reprodução/Fobeworld

Cada país participante tem sua equipe formada por oito jogadores, quatro deles jogam em campo, por 14 minutos e, geralmente, as partidas são aceleradas e contam com um bons gols.

A Copa do Mundo dos Sem-Teto ajuda a mudar vidas

De acordo com a organização do evento esportivo, cerca de 94% dos participantes da competição relatam um impacto muito positivo em suas vidas. Eles afirmam que ” grande porcentagem (dos jogadores) melhora suas vidas por meio da educação, emprego em empresas sociais e outros negócios, reabilitação de abuso de substâncias e moradia assistida.

Várias obras audiovisuais, como documentários, já retrataram o torneio, incluindo “Kicking It” (2008) e, o mais recente, “The Beautiful Game” (2024). Para mais informações sobre a competição, entre no site homelessworldcup.org

Foto destaque: jogo da Copa do Mundo dos Sem-Teto. Reprodução/Anita Milas

Rolar para cima