Korean Magazine BR

Grupo "T-5", criado como um projeto conjunto da SM Entertainment e da TV Chosun. Reprodução/SM Entertainment

Gênero trot é a nova aposta das grandes agências do K-pop

SM e JYP investem em gênero trot para atrair público mais amplo, combinando elementos do K-pop com o gênero tradicional da música coreana

O gênero trot, tradicional na música coreana, está ganhando espaço entre grandes agências do K-pop, que buscam atrair novos públicos. Empresas como SM Entertainment e JYP Entertainment estão apostando em projetos inovadores que misturam o K-pop com o trot, revivendo o gênero que historicamente tem atraído um público mais velho. Com novas estratégias de marketing e a criação de grupos voltados ao trot, as agências pretendem expandir sua presença no mercado musical e alcançar tanto o público jovem quanto o mais tradicional.


Fã em concerto de Lim Young-woong, cantor de trot. Reprodução/ AFP
Fã em concerto de Lim Young-woong, cantor de trot. Reprodução/ AFP

A SM Entertainment, por exemplo, anunciou o projeto “T-5” no final de agosto, uma nova iniciativa que formará um grupo de cinco membros com origens diversas, incluindo um participante de “Mr. Trot”, um trainee de K-pop e um ator. A jornada do grupo rumo à estreia será exibida em um reality show ainda este ano, com transmissão na Coreia e no Japão. Uma prévia do programa será apresentada como parte das comemorações do feriado de Chuseok.

O projeto será liderado pelo renomado compositor Cho Yeong-su, responsável por inúmeros sucessos do trot, que atuará como produtor-chefe, trabalhando em conjunto com compositores de K-pop da SM Entertainment. Segundo Lee Sung-soo, diretor administrativo da empresa, a combinação entre K-pop e trot deve trazer uma nova experiência musical, envolvendo diferentes faixas etárias.

Enquanto isso, a JYP Entertainment também está ampliando sua atuação no trot com a criação de uma nova subsidiária, a INNIT Entertainment. A subsidiária, dirigida por Park Nam-yong e Yoon Jae-ho, será responsável pela gestão dos artistas que participarão do novo programa de audições da KBS, “The Ddanddara”, que foi desenvolvido em parceria com Park Jin-young, fundador e chefe da JYP. O programa irá descobrir talentos em diversas áreas, como atuação, música clássica e trot.

O interesse renovado pelo trot é resultado do sucesso de programas como “Mr. Trot”, que trouxe o gênero de volta aos holofotes. Artistas desse reality show ocupam atualmente cinco das 20 primeiras posições no ranking de vendas de álbuns solo de estreia da Hanteo Chart. Lim Young-woong, vencedor da primeira temporada, impulsionou sua agência independente, Mulgogi Music, a faturar 36 bilhões de won no ano passado. Apesar de esse número ser menor em comparação com os lucros de grandes agências como SM e JYP, o sucesso solo de Lim é significativo.


Fã posa com pôster de Lim no Estádio da Copa do Mundo de Seul. Reprodução/AFP
Fã posa com pôster de Lim no Estádio da Copa do Mundo de Seul. Reprodução/AFP

Conforme o crítico de cultura pop Ha Jae-geun, essas iniciativas refletem a necessidade de diversificar as fontes de receita das empresas de entretenimento. “Concentrar-se apenas em idols do K-pop pode ser muito lucrativo quando as coisas vão bem, mas os riscos são altos quando não funcionam como esperado”, comentou. O trot, por outro lado, oferece muitas oportunidades de eventos e performances, tornando-o um mercado atraente.

Ha também destacou que essas novas abordagens podem mudar a percepção do público jovem sobre o trot, tradicionalmente mais popular entre as gerações mais velhas. Ele acredita que a inclusão de trainees de idols e cantores mais jovens pode revitalizar o gênero, trazendo uma nova perspectiva com artistas que também sabem dançar e performar de maneira mais dinâmica.

Foto destaque: Grupo “T-5”, criado como um projeto conjunto da SM Entertainment e da TV Chosun. Reprodução/SM Entertainment

Rolar para cima