Korean Magazine BR

Yunchan Lim é o primeiro pianista coreano a vencer no “Gramophone Awards”

Yunchan Lim ganhou dois prêmios no “Gramophone Awards” do Reino Unido, ele venceu nas categorias de “Piano” e de “Jovem Artista

Continuando sua carreira promissora, Yunchan Lim conquistou mais prêmios para acrescentar a sua lista de feitos impressionantes. Ele se tornou o primeiro coreano a ganhar dois prêmios no Gramophone Awards. Na noite da última quarta-feira (2), o artista foi premiado na categoria “Piano” com “Chopin: Études” e venceu também o prêmio especial de Jovem Artista” por seu desempenho impressionante. Ainda que não seja o primeiro coreano a ganhar no conhecido Oscar da música clássica”, Yunchan Lim se destaca por ser o primeiro a ser premiado na categoria piano.

Este ano, dos três álbuns finalistas na categoria Piano, dois eram de Yunchan Lim: “Chopin: Études” e “Transcendental Etudes“. Esta foi a primeira vez que um pianista teve dois álbuns como finalistas na mesma categoria no Gramophone Awards. O álbum “Chopin: Études”, lançado em abril, apresenta o pianista tocando 24 das 27 études de Chopin e foi amplamente elogiado, alcançando o primeiro lugar no gráfico semanal de música clássica especializada no Reino Unido logo após seu lançamento. A revista Gramophone descreveu sua performance como “flexível, leve como uma pluma, fluida e apaixonada”, repleta de “alegria e vitalidade juvenil”.

O Gramophone Classical Music Awards e sua importância para a música clássica

O Gramophone Classical Music Awards, realizado anualmente pela respeitada revista britânica de música clássica Gramophone desde 1977, é muitas vezes chamado de “Oscar da Música Clássica”. O evento premia as melhores gravações do ano em categorias como Música de Câmara, Ópera, Orquestra, Vocal, Concerto e Música Contemporânea. Antes de Yunchan Lim, outros músicos coreanos já haviam sido premiados no Gramophone. A violinista Kyung-wha Chung venceu na categoria Música de Câmara em 1990 e na categoria Concerto em 1994, enquanto a violoncelista Han-na Chang ganhou na categoria Concerto em 2003. No entanto, Yunchan Lim é o primeiro a vencer na categoria Piano.

Desde 2021, o Gramophone Awards separa a categoria Instrumental da categoria Piano. Antes dessa mudança, pianistas notáveis como Maurizio Pollini, Alfred Brendel, Murray Perahia, Mitsuko Uchida e Yuja Wang já haviam vencido na categoria Instrumental. O prêmio “Jovem Artista”, por sua vez, é concedido a músicos que se destacam em sua juventude, e Yunchan, com apenas 20 anos, agora se junta às fileiras dos vencedores anteriores. A violinista coreano-americana Sarah Chang foi a vencedora desse prêmio em 1993, aos 12 anos de idade. Embora o pianista não tenha feito um discurso de agradecimento, ele encantou a audiência tocando o Soneto 104 de Petrarca, de Liszt, após receber o prêmio.


Yuchan Lim recebendo premiação no Gramophone Awards. Reprodução/Divulgação Yonhap News

De acordo com a Gramophone, “Yunchan Lim é um pianista com talento inato, apoiado por uma técnica extraordinária e uma mentalidade musical investigativa”. O coreano ganhou atenção mundial em 2022 ao vencer o Concurso Internacional de Piano Van Cliburn e, desde então, tem realizado turnês internacionais. Tim Parry, editor adjunto da Gramophone, que entregou o prêmio de Piano a Im, disse à Yonhap News: “Será emocionante ver para onde Im Yunchan vai daqui para frente. Muitos vencedores de grandes competições têm dificuldades em manter uma carreira de longo prazo, mas ele já superou isso. Em cinco ou dez anos, ele ainda será um dos pianistas mais emocionantes.”

Yunchan Lim continua suas apresentações na Europa, incluindo Polônia, Grécia e Sérvia, até o final deste mês. Em seguida, ele embarca em uma turnê de 10 concertos nos EUA, que se estenderá até o início de dezembro. As apresentações de destaque incluirão quatro concertos com a Filarmônica de Nova York, de 28 de novembro a 2 de dezembro, tocando o “Concerto para Piano No. 2” de Chopin, o que já está atraindo a atenção dos fãs de música clássica de todo o mundo.Seu retorno à Coreia está previsto para meados de dezembro, após sua turnê nos EUA.

Foto Destaque: Yunchan Lim com troféus do ‘Gramophone Awards’. Reprodução/YNA

Rolar para cima