Notícias

Youtuber Taldeok Camp nega ser responsável por difamação a celebridades

Após ser processada por vídeos falsos contra artistas, a Youtuber Taldeok Camp nega ser responsável pelos casos de difamação

A Youtuber coreana Sojang, responsável pelo canal ‘Taldeok Camp’, foi processada novamente por vídeos difamatórios publicados em seu canal no YouTube. No último dia 25 de outubro, a 12ª Vara do Tribunal de Seul realizou a segunda audiência sobre a ação de indenização movida pela Big Hit Music e pelos integrantes do grupo BTS, V e Jungkook, no valor de 90 milhões de won (equivalente a 371 mil reais).

Sojang já foi processada anteriormente por publicar vídeos falsos e difamatórios sobre artistas coreanos, como Jang Wonyoung do IVE, Suho do EXO e Karina do aespa. Recentemente, o cantor Kang Daniel processou a YouTuber, que foi condenada a pagar 10 milhões de won (equivalente a 41 mil reais) no dia 11 de setembro de 2024. No entanto, isso parece não ser suficiente, já que Sojang continua negando sua responsabilidade no caso.


Sojang saindo do Tribunal após audiência. (Foto: reprodução/VK/Via: Yandex)

Um embate entre advogados

A disputa de versões sobre o caso continua nos tribunais de Seul, entre o advogado da Big Hit Music e o representante da Youtuber. Durante a audiência, o advogado da empresa responsável por Jungkook e V no caso, afirmou: “Os resultados da sentença do caso relacionado e os anúncios da promotoria confirmaram que o canal operado pelo réu funcionava como uma espécie de cyberbullying, que pode ser classificado como difamação e injúria. Esses vídeos continham afirmações falsas e foram produzidos para obter lucro às custas da difamação dos reclamantes. As ações do réu violaram os direitos de imagem e personalidade, e prejudicaram as operações da Big Hit Music.”

Em resposta, o advogado de Sojang contestou: “A responsabilidade pela indenização solicitada pelos reclamantes é difícil de ser reconhecida e, mesmo que, excepcionalmente, seja reconhecida, o valor da indenização é excessivo.” E ainda acrescentou: “Particularmente, os reclamantes falam que a queda nas ações da Hybe se deve aos vídeos do réu, mas é muito difícil reconhecer essa relação de causa. Os reclamantes alteraram o propósito da reivindicação, mas, do ponto de vista legal, não é fácil considerar como uma violação de direitos autorais. Mesmo que a violação de direitos autorais seja reconhecida, o valor da indenização alegado pelos reclamantes é excessivo.” 

O representante da Big Hit Music mencionou um caso anterior, onde a responsável pelo canal “Taldeok Camp” enfrentou problemas legais devido a mesma situação sobre os vídeos de difamação sobre celebridades, e o promotor pediu uma pena de quatro anos de prisão e uma multa de cerca de 200 milhões de won (equivalente a 865 mil reais). E disse: “A sentença desse caso será uma referência importante para nós.” Em resposta, o advogado de Sojang declarou ser uma questão de interpretação. Postura esta que foi muito diferente da que apresentou no dia 23 de outubro no Tribunal de Incheon, onde não apenas reconheceu seus erros, mas também alegou injustiça, insistindo que a indenização contra a sua cliente era muito excessiva.

Declaração final da defesa de Sojang

Em sua declaração final no Tribunal, o advogado de defesa de Sojang disse: “Reconheço todos os fatos da acusação” e “meus atos não foram apenas visando lucro”. Ele acrescentou: “O réu está atualmente fazendo trabalho voluntário e recebendo tratamento mental. Estamos tentando chegar a um acordo com a vítima e tentamos mediar no julgamento civil, mas estamos tendo dificuldade em chegar a um acordo até o fim.” Nesse dia, foi escrito uma carta de arrependimento, dizendo: “Peço desculpas às vítimas por ter causado grandes feridas e estou profundamente arrependido. Olhei para mim mesmo de forma objetiva e me arrependo por ter causado tantas dores. A culpa me trouxe pensamentos pessimistas. Mesmo assim, quero dar um impacto positivo à sociedade e ser alguém necessário.” E acrescentou: “Fiquei preso no meu próprio mundo e não consegui fazer melhores julgamentos. Daqui para frente, vou viver com responsabilidade. Estou sinceramente arrependido por tudo isso.”

O Ministério Público aplicou a sentença de quatro anos de prisão e uma multa no valor de aproximadamente 211 milhões de won (equivalente a 870 mil reais) em relação aos casos de difamação e injúria no Tribunal de Incheon. As autoridades declararam que o réu ofendeu as vítimas em cinco ocasiões e publicou informações falsas que prejudicavam as suas reputações, com conteúdos que atacavam a aparência, caráter e relacionamentos pessoais das vítimas.

Siga no Instagram

Foto Destaque: Sojang saindo do Tribunal após audiência. Reprodução/VK via: Yandex

Rayane Teles Diniz

Estudante de jornalismo em formação, que ama expressar minha forma de ver o mundo através da escrita. 𖹭

Recent Posts

NMIXX divulga preços e início das vendas para show no Brasil

Grupo sul-coreano faz sua estreia na América Latina com a turnê NMIXX 2ND FAN CONCERT…

3 horas ago

Doramas japoneses na Netflix que talvez você não conheça

Conheça 10 doramas japoneses na Netflix com histórias envolventes, personagens marcantes e gêneros que vão…

2 dias ago

Disputa HYBE-Ador sobre NewJeans preocupa investidores

KOSPO aponta que o conflito entre HYBE e Ador sobre NewJeans pode reduzir a competitividade…

3 dias ago

Blue Exorcist ganha trailer de nova saga com estreia em janeiro

Blue Exorcist -The Blue Night Saga- tem estreia confirmada para janeiro de 2025 e ganha…

4 dias ago

Gintama anuncia spin-off com estreia em 2025

Anúncio na Jump Festa confirma spin-off de Gintama para outubro de 2025; trama traz Ginpachi…

4 dias ago

Netflix firma parceria com SBS para expandir conteúdo coreano

Netflix e SBS firmam acordo para distribuir produções coreanas globalmente com novos dramas, programas de…

5 dias ago