Korean Magazine BR

Yokohama Marinos x Ulsan HD. Reprodução/Phillip Fong/AFP

Yokohama vence Ulsan e vai à final da Liga dos Campeões da AFC

O Ulsan havia vencido o Yokohama no primeiro jogo por 1 a 0, mas acabou sendo eliminado na decisão de pênaltis no jogo da volta

Jogando no Estádio Nissan em Yokohama, Japão, nesta quarta-feira (24), o Ulsan Hyundai encerrou sua participação na Liga dos Campeões da AFC em uma partida de alta intensidade contra o Yokohama F. Marinos. Após vitória da equipe japonesa durante todo o tempo regular (com empate no agregado) e também na prorrogação, o destino foi selado nos pênaltis, onde o Yokohama saiu vitorioso e garantiu sua vaga na final da competição.

O Yokohama, atuando em casa, adotou uma formação 4-4-2, com uma ênfase no meio-campo compacto formado por Nam Tae-hee e Sakakibara Geigo, visando controlar o ritmo do jogo e interceptar as investidas do time da casa. No setor ofensivo, Ewerton, Anderson Lopez, Uenaka Asahi e Jan Mateus formaram uma linha de ataque dinâmica, buscando criar oportunidades de gol e explorar os espaços deixados pela defesa adversária.

Por outro lado, o visitante Ulsan, optou por uma formação 4-2-3-1, com destaque para a dupla de meio-campo formada por Lee Kyu-seong e Mateus, responsáveis por controlar o jogo e iniciar as jogadas de ataque. No setor ofensivo, Lee Dong-gyeong liderou o ataque secundário, auxiliado por Ruben e Um Won-sang pelas laterais, enquanto Joo Min-kyu foi a referência no ataque, buscando furar a defesa adversária e marcar gols.


Yokohama Marinos x Ulsan HD. Reprodução/Phillip Fong/AFP
Yokohama Marinos x Ulsan HD. Reprodução/Phillip Fong/AFP

Resumo do tempo regular

Já no início da partida o Yokohama começou mostrando sua força ofensiva. Aos 12 minutos do primeiro tempo, Uenaka aproveitou uma bela jogada coletiva, iniciada por Mateus e Nam Tae-hee, para abrir o placar com um chute certeiro de pé direito. Pouco tempo depois, aos 20 minutos, Anderson Lopez ampliou a vantagem para o time japonês com um gol de qualidade, finalizando com precisão de pé esquerdo dentro da área.

Contudo, Ulsan não se deixou abalar e continuou pressionando. Aos 28 minutos, em um rápido contra-ataque, Uenaka marcou novamente, desta vez com um chute de média distância, aumentando a vantagem para três gols. Apesar disso o time sul-coreano não desistiu e aos 34 minutos conseguiu diminuir a diferença no placar. Mateus, aproveitando um cruzamento de Lee Dong-gyeong durante uma cobrança de escanteio, cabeceou a bola para o gol, trazendo esperança para os torcedores de Ulsan.

O segundo tempo começou com o Ulsan pressionando intensamente em busca do empate. Aos 38 minutos, a equipe sul-coreana conquistou uma grande oportunidade quando Um Won-sang foi derrubado na área adversária. A infração resultou em pênalti a favor do Ulsan e na expulsão de Kamijima, do Yokohama. Darijan Bojanic assumiu a responsabilidade e converteu a cobrança com precisão, mandando a bola para o canto inferior direito do gol. No entanto, apesar da pressão incessante do Ulsan, o Yokohama se defendeu com bravura, impedindo o gol de empate. A equipe japonesa se segurou firme até o apito final, garantindo a vitória por 3 a 2.

No segundo tempo, Ulsan continuou sua busca pelo gol de empate, mas enfrentou dificuldades para superar a defesa adversária. Aos 17 minutos, um gol de Mateus foi anulado por impedimento, frustrando as esperanças do time sul-coreano. Com o jogo se encaminhando para o fim e o placar ainda em desvantagem, Ulsan realizou substituições na tentativa de reverter a situação. No entanto, apesar das tentativas, o time sul-coreano não conseguiu encontrar o gol da igualdade dentro do tempo regulamentar. Com o placar agregado em 3 a 3, a partida foi para a prorrogação, deixando os torcedores ansiosos pelo desfecho dessa emocionante disputa.


Disputa de bola durante Yokohama Marinos x Ulsan HD. Reprodução/Phillip Fong/AFP
Disputa de bola durante Yokohama Marinos x Ulsan HD. Reprodução/Phillip Fong/AFP

Prorrogação e pênaltis

Logo no início da prorrogação, Kim Young-kwon tentou surpreender o goleiro com um chute de longa distância, mas teve sua tentativa frustrada pela defesa adversária. Pouco depois, Lee Chung-yong levou perigo ao gol adversário com um cabeceamento após um escanteio, fazendo as redes laterais balançarem, porém sem sucesso em converter em gol.

Aos 3 minutos, a equipe do Ulsan realizou uma substituição estratégica, com a entrada de Kelvin no lugar de Ruben, buscando reforçar seu setor ofensivo. Contudo, apesar das mudanças, o Ulsan enfrentou dificuldades para criar oportunidades claras de gol durante a primeira metade da prorrogação.

No segundo tempo, o Yokohama aproveitou um erro na construção de jogadas do Ulsan, e Mizunuma tentou um chute, mas encontrou uma boa defesa em Jo Hyeon-woo. Aos 8 minutos, foi a vez de Kelvin, do Ulsan, acertar a trave adversária, em um momento de grande tensão. Aos 10 minutos, Kim Min-woo chegou a balançar as redes após um escanteio, porém o gol foi anulado por impedimento, frustrando as esperanças da equipe.

Com três minutos de acréscimo na segunda metade da prorrogação, a tensão atingiu seu ápice. Aos 1 minuto do acréscimo, Ko Sung-beom tentou um chute certeiro, mas o goleiro Popp estava atento e realizou uma defesa crucial, mantendo o empate no placar agregado.


Yokohama Marinos x Ulsan HD. Reprodução/Yuichi Yamazaki/AFP
Yokohama Marinos x Ulsan HD. Reprodução/Yuichi Yamazaki/AFP

Com o placar empatado após o tempo normal, a adrenalina subiu e o destino do jogo foi decidido na disputa por pênaltis. As duas equipes iniciaram com precisão, com Martin Adam convertendo para o Ulsan e Anderson Lopez respondendo para o Yokohama. Contudo, a tensão se intensificou quando Kim Min-woo, do Ulsan, viu seu chute defendido pelo goleiro Popp. Na sequência, Eduardo, do Yokohama, não perdoou e converteu a cobrança final, garantindo a vitória da equipe japonesa por 4 a 5 nos pênaltis.

Final da competição

A Confederação Asiática de Futebol realizará a grande final da Liga dos Campeões da AFC nos dias 11 e 25 de Maio, porém ainda não definiu os horários. O Yokohama F. Marinos enfrentará o Al Ain que eliminou o Al-Hilal.

Foto Destaque: jogadores do Yokohama Marinos comemorando. Reprodução/Phillip Fong/AFP

Rolar para cima