Entretenimento

Webtoons crescem na Coreia, mas rendimentos caem

Apesar do constante crescimento do setor de webtoons na Coreia do Sul, relatórios indicam que os rendimentos de empresas e criadores vêm caindo

Relatórios divulgados nesta quinta-feira (18) pelo Ministério da Cultura, Esportes e Turismo e pela Korea Creative Content Agency, o mercado de webtoons continua em plena ascensão na Coreia do Sul, porém os rendimentos de produtoras e de criadores vêm caindo. O grande crescimento do setor também intensificou a competição no mercado. Com cada vez mais criadores e empresas publicando webtoons, as receitas se tornaram menores.


Convenção de webtoons em Seul. Reprodução/ Yonhap

Os relatórios apontam que o mercado de webtoons atingiu em 2022 uma receita total de 1.829 trilhão de wons, um aumento de 16,8% com relação ao ano anterior. Além disso, o faturamento das plataformas de webtoons também teve um aumento significativo de 36,8%, alcançando o número de 1.127 trilhão de wons. Dessa forma, também se destaca a questão das exportações entre as empresas do setor. A média de exportação é de 21 obras por empresa e o Japão foi o principal destino dessas histórias, representando 45,6% do total de exportações. China, América do Norte e Sudeste Asiático também são grandes consumidores desse mercado.

Os contras do crescimento

No entanto, o crescimento constante do setor faz com que ele se torne cada vez mais competitivo. Em 2022, os provedores de conteúdo, como empresas e agências responsáveis pela produção das webtoons, viram sua receita diminuir para 701.3 bilhões de wons, o que significa uma queda de 5,47% em relação ao ano anterior.

Os criadores também observaram uma queda em sua renda média. Para aqueles que conseguiram serializar suas obras, a renda foi de 98.4 milhões de wons em 2022. Esse valor é 20.3 milhões menor do que a média anual anterior. 

No entanto, há um recurso que poderia garantir mais segurança aos criadores no que diz respeito às condições de trabalho e à renda, trata-se dos contratos padrão. Porém, ainda que a grande maioria esteja ciente da possibilidade de firmar esse tipo de contrato, muitos optam por não o fazer. Nos relatórios, apenas 16,4% dos criadores relataram utilizar dos contratos padrão de forma integral.

O Ministério da Cultura, Esporte e Turismo planeja elaborar um plano de desenvolvimento desse setor. A ideia é que, a partir dos resultados dessas pesquisas, a indústria de quadrinhos e webtoons se desenvolva no país e seja alavancada ao cenário mundial como uma das mais fortes do meio. O ministro Yu In-chon se comprometeu a desenvolver essa indústria e torná-la uma das grandes forças econômicas do país para a próxima geração.

Foto destaque: estande de webtoons na New York Comic Con 2023. Reprodução/ Yonhap

Pedro Henrique Combas Eduardo

Share
Published by
Pedro Henrique Combas Eduardo
Tags: Webtoons

Recent Posts

NMIXX divulga preços e início das vendas para show no Brasil

Grupo sul-coreano faz sua estreia na América Latina com a turnê NMIXX 2ND FAN CONCERT…

10 horas ago

Doramas japoneses na Netflix que talvez você não conheça

Conheça 10 doramas japoneses na Netflix com histórias envolventes, personagens marcantes e gêneros que vão…

2 dias ago

Disputa HYBE-Ador sobre NewJeans preocupa investidores

KOSPO aponta que o conflito entre HYBE e Ador sobre NewJeans pode reduzir a competitividade…

3 dias ago

Blue Exorcist ganha trailer de nova saga com estreia em janeiro

Blue Exorcist -The Blue Night Saga- tem estreia confirmada para janeiro de 2025 e ganha…

4 dias ago

Gintama anuncia spin-off com estreia em 2025

Anúncio na Jump Festa confirma spin-off de Gintama para outubro de 2025; trama traz Ginpachi…

4 dias ago

Netflix firma parceria com SBS para expandir conteúdo coreano

Netflix e SBS firmam acordo para distribuir produções coreanas globalmente com novos dramas, programas de…

5 dias ago