Korean Magazine BR

Webtoon sobre execuções na Coreia do Norte gera polêmica

Ministério é acusado de divulgar informações não verificadas sobre execuções públicas de estudantes norte-coreanos em webtoons

Um webtoon divulgado recentemente pelo Ministério da Cultura, Esportes e Turismo (MCST) da Coreia do Sul está no centro de uma controvérsia. O material alega que 30 estudantes do ensino médio na Coreia do Norte foram executados publicamente por assistirem a dramas sul-coreanos. No entanto, o Ministério da Unificação, responsável pela publicação oficial do Relatório de Direitos Humanos da Coreia do Norte, desmentiu que essa informação esteja presente no relatório, levantando suspeitas sobre a autenticidade das alegações.


Webtoon.
Exemplo de Webtoon que pode ser encontrado no site Weebtoons.com Reprodução/Weebtoons.com

Desinformação e crise de credibilidade

Segundo o deputado Yoon Hu-duk, membro da Assembleia Nacional e do Comitê de Relações Exteriores e Unificação, o Centro de Registros de Direitos Humanos da Coreia do Norte, vinculado ao Ministério da Unificação, confirmou que o relatório não faz menção às alegadas execuções de 30 estudantes. Apesar disso, o MCST produziu um livreto intitulado K-Cartoon Empathy (Empatia aos Desenhos), que inclui o webtoon, e o distribuiu a instituições como a Biblioteca da Assembleia Nacional.

Em resposta aos questionamentos sobre a verificação do conteúdo junto ao Ministério da Unificação, o MCST declarou que solicitou a verificação, mas que, como não houve objeções específicas, o webtoon foi publicado. A falta de uma resposta conclusiva do Ministério da Unificação intensificou as críticas ao ministério responsável. O deputado Yoon destacou a necessidade de uma verificação rigorosa das informações relativas à Coreia do Norte, que normalmente passa por processos de confirmação cruzada com relatos de desertores e agências de inteligência. Ele ainda ressaltou que a disseminação de informações não verificadas, como no webtoon, é um exemplo clássico de fake news (Notícias falsas)

Webtoon

O webtoon é um termo usado para descrever webcomics ou histórias em quadrinho sul coreanos, publicados online, em 2003 o portal coreano Daum e Naver criaram um serviço de webtoon, são geralmente disponibilizados gratuitamente, estima-se que até 2014 ambos os sites publicaram 520 Webtoon sendo esses da Naver e 434 da Daum. Além disso, Webtoon foram utilizados como material base por diversos meios, incluindo filmes e televisão; um dos primeiros exemplos disso foi Beat, um filme de 1997 baseado no quadrinho de Huh Young-man.

Foto Destaque: Sede do Ministério da Cultura, Esportes e Turismo (MCST). Reprodução/Wikipedia

Rolar para cima