Universidade de Tóquio planeja ampliar bolsas para estudantes estrangeiros
A Universidade da capital do Japão irá lançar um novo programa com bolsas de duração de 5 anos, sendo cerca de 50% para estudantes estrangeiros
Nesta terça-feira (20), a Universidade de Tóquio anunciou que lançará um novo programa de bolsas para estrangeiros no outono de 2027. O projeto planeja cobrir bacharelados e mestrados aos alunos que se matricularem. Cerca de 100 alunos não residentes do país irão ser comtemplados com as bolsas que duram 5 anos.
Inicialmente, a concepção do programa surge quando a universidade visa elevar a presença de estudantes estrangeiros para 30% ou mais no nível de graduação e 40% ou mais no nível de pós-graduação até 2049, comparado aos 4,6% e 33%, respectivamente, em novembro de 2023.
Entretanto, os alunos matriculados no programa podem optar por selecionar cursos de graduações ou pós-graduações em áreas de literatura ou medicina. Já os que optam por design, conseguem os dois, pois a duração do curso são quatro anos e uma pós dura um ano, assim fechando os cinco anos do programa. Outrossim, o intuito da Universidade é cultivar talentos para liderar esforços para resolver questões globais como as mudanças climáticas.
Como vai funcionar?
As inscrições se iniciam no outono e aulas são ministradas na língua inglesa. Os fundadores do programa dizem que as admissões serão realizadas num formato diferente do processo de exame tradicional, num esforço para aceitar pessoas de diversas origens.
A instituição planeja convidar pesquisadores de universidades estrangeiras e empresas privadas para ministrar os cursos do programa, fazendo uso dos lucros provenientes de investimentos dos fundos próprios da universidade. Ademais, durante o período do curso os estudantes têm obrigação de participarem de atividades extracurriculares incluindo estágios por pelo menos um ano.
Data de anúncio
Conforme anunciado o lançamento do novo programa está previsto para ocorrer até março de 2025, após a definição dos detalhes dos exames de admissão e a aprovação dos créditos necessários para a graduação.
Foto destaque: Logo da universidade. Reprodução/ NFT NEWS PRO