Tribunal coreano toma decisão sobre a divulgação do sexo fetal
A informação que é fácil de saber fora da Coreia era de proibida divulgação da parte dos médicos até as 32 semanas de gestação
Em 28 de fevereiro, o Tribunal Constitucional da Coreia, tomou uma decisão sobre a divulgação do sexo fetal para futuros pais coreanos. O que era pra ser uma grande alegria (a descoberta do sexo do bebê) acabava se tornando um aborrecimento devido a uma restrição que proibia os médicos de informar sobre o sexo do bebê aos futuros pais.
O Tribunal coreano decidiu que ocultar o sexo até as 32 semanas de gravidez era inconstitucional e violava o direito dos pais de saber. De acordo com o tribunal: “ Restringir os médicos de informar (os pais) sobre o sexo do feto é um meio inadequado para o objetivo legislativo de proteger a vida do feto”
Muitas mulheres grávidas curiosas confiavam em sites e aplicativos comunitários para perguntar a outras mulheres grávidas sobre o potencial sexo do bebê com base em fotos de ultrassom, formato da barriga ou frequência dos movimentos fetais. Um dos aplicativos mais conhecidos é o Mommytalk, que está repleto de mães que só desejam saber se irão ter uma menina ou um menino.
O MOTIVO DA PROIBIÇÃO
Em 1987, foi introduzida uma lei que proibia os médicos de revelarem a informação para os pais. O motivo era resolver o desequilíbrio sexual no país e evitar o aborto de fetos femininos. Pois os pais tinham uma preferência especial por filhos do sexo masculino em uma crença de que os homens continuam a linhagem familiar.
No ano de 2008 o tribunal anulou a proibição. De acordo com eles a restrição violava o direitos dos pais de saberem e o país teria abandonado a preferência pelos filhos homens. Porém no ano seguinte foi ordenado pelo tribunal que só seria permitido aos pais descobrirem o sexo do bebê quando a mulher estivesse com 32 semanas de gravidez. O que causou uma forte reação social, pois uma gestação considerada a termo tem 39 semanas.
Foto Destaque: Proporção de sexo por nascimento. Reprodução/ Korea JoongAng Daily.