Korean Magazine BR

‘The Housemaid’ de Kim Ki-young é eleito melhor filme coreano de todos os tempos

The Housemaid’ está em primeiro lugar, seguido por ‘Memórias de um Assassino’ e ‘Parasita’ de Bong Joon-ho, em segundo e terceiro lugar, respectivamente

‘The Housemaid’ (1960), thriller psicológico, do diretor sul-coreano Kim Ki-young, foi reconhecido pelo Arquivo de Filmes da Coreia como maior filme coreano de todos o tempos. A obra foi eleita por 240 profissionais da indústria cinematográfica anunciou o arquivo na última sexta-feira de maio (31). O ‘Memórias de um Assassino’ (2003) e o vencedor do Oscar de Melhor Filme, ‘Parasita’ (2019), de Bong Joon-ho, ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Esta é a terceira vez que o Arquivo de Filmes da Coreia compila os “100 Melhores Filmes Coreanos”. A seleção mais recente foi para comemorar o 50º aniversário da fundação do arquivo. Bem como, nessa edição de 2014, ‘The Housemaid’ compartilhou o primeiro lugar com ‘Aimless Bullet’ (1961) do diretor Yu Hyun-mok, e ‘The March of Fools’ (1975) de Ha Gil-jong.

O processo de votação

O processo seletivo foi dividido em 69 criadores e 171 espectadores. Os criadores incluíam diretores, cineastas, produtores e funcionários do teatro, enquanto os espectadores eram acadêmicos, críticos e organizadores de festivais de cinema. A seleção abrangeu todos os longas-metragens coreanos, desde o filme mais antigo ainda existente, ‘Crossroads of Youth’ (1934), até filmes feitos em 2022.

Entre os criadores, o melhor filme foi ‘Memórias de um Assassino’, seguido por ‘Housemaid’em segundo lugar. ‘Christmas in August (1998) de Hur Jin-ho e ‘Parasita’ empataram em terceiro. ‘Secret Sunshine’ (2007) de Lee Chang-dong, ‘Oldboy’ (2003) de Park Chan-wook e ‘Decision to Leave’ (2022) empataram em quinto. Tanto entre os criadores quanto entre os telespectadores, escolheram ‘The Housemaid’, ‘Memórias de um Assassino’ e ‘Parasita’ como os três melhores filmes coreanos. ‘Memórias de um Assassino” e ‘Parasita’ empataram em segundo lugar, enquanto ‘Aimless Bullet’ e ‘Parasite’ ficaram em quarto e quinto lugar, respectivamente.

Ranking

Conforme a combinação de criadores e espectadores, o ranking geral estabeleceu: ‘The Housemaid’ em primeiro lugar, ‘Memórias de um Assassino’ em segundo, e ‘Parasita’ em terceiro. Além desses, ‘Aimless Bullet’ ficou em quarto e ‘Oldboy’ em quinto. ‘The March of Fools’ e ‘Poetry’ (2010) de Lee Chang-dong ficaram em sexto e sétimo. O filme ‘Christmas in August’ e ‘Decision to Leave’ empataram em oitavo, enquanto por fim ‘The Day a Pig Fell into the Well‘ (1996) de Hong Sang-soo ficou em décimo, concluindo o top 10.

Como resultado, Park Chan-wook teve o maior número de filmes na lista, com sete entradas. Im Kwon-taek ficou em segundo lugar, com seis filmes, seguido por Lee Man-hee e Lee Chang-dong, com cinco cada. Entre os atores masculinos, Song Kang-ho e Ahn Sung-ki apareceram no maior número de filmes, com 10 cada, enquanto Bae Doona liderou entre as atrizes, com quatro filmes.


Foto: Cena de ‘The Widow’. Reprodução/ Arquivo Korea Times

O reconhecimento de filmes dirigidos por mulheres

Ao contrário da seleção de 2014, a lista dos 100 Melhores Filmes Coreanos deste ano inclui um número significativo de filmes dirigidos por mulheres. Há dez anos, selecionaram apenas o documentário ‘The Murmuring’ (1995) de Byun Young-joo. Desta vez, nove filmes de diretoras mulheres entraram na lista: “The Widow” (1955), de Park Nam-ok, “Waikiki Brothers” (2001), de Lim Soon-rye, e “Take Care of My Cat” (2001), de Jeong Jae-eun e “Two Doors” de Kim Il-ran e Hong Ji-you (2011).

Os outros selecionados  são ‘A Girl at My Door’ (2013) de Jeong Joo-ri, ‘The Truth Beneath’ (2015) de Lee Kyoung-mi, ‘The World of Us’ (2016) de Yoon Ga-eun, e ‘House of Hummingbird’ (2018) de Kim Bo-ra. Nesse sentido, o Arquivo de Filmes Coreanos interpretou isso como um sinal de mudança de percepções na sociedade coreana em relação aos filmes dirigidos por mulheres.

Foto: Cena de ‘The Housemaid’. Reprodução/ Arquivo de Filmes da Coreia

Rolar para cima