Terremoto de magnitude de 7,4 atinge o Taiwan
O tremor de magnitude 7,4 é considerado o mais forte já registrado no Taiwan em 25 anos. Um alerta de tsunami foi emitido no Japão e Filipinas
O tremor é considerado o maior já registrado na história do Taiwan, deixando nove mortos e mais de 946 feridos, nesta quarta-feira (03), no horário local. Um alerta de tsunami chegou a ser emitido no Japão e Filipinas. Ainda nesta quarta, autoridades disseram que 70 mineiros estão presos em duas minas. Segundo a Embaixada do Brasil em Taiwan, não há brasileiros entre as vítimas.
A Agência Meteorológica do Japão registrou um tremor de 7,7 de magnitude no Taiwan, após isso, foi realizado uma revisão dos dados e diminuiu a magnitude para 7,5. Já a Agência de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), responsável por monitorar terremotos pelo mundo, afirmou que a magnitude do tremor foi de 7,4.
Estragos após o terremoto
Segundo autoridades, quatro pessoas que estavam no condado montanhoso e pouco povoado de Hualien morreram, o local é próximo ao epicentro do tremor, na costa leste da ilha, cerca de 150 km da capital, Taipei. Diversos imóveis sofreram danos na região, incluindo dois prédios que tombaram.
Segundo autoridades, pelo monos 26 edifícios desabaram em todo o país. Bombeiros e socorristas vêm trabalhando no resgates de pessoas presas entre os escombros. O governo calculou o número de mais de 946 feridos. Registros de deslizamentos de terra após o tremor, também foram realizados. Na capital Taipei, parte da cidade ficou sem energia e os carros tiveram que parar nas rodovias durante o terremoto.
A agência oficial de notícias de Taiwan afirmou que esse terremoto é o mais forte já registrado desde 1999, há 25 anos, quando um tremor provocou a morte de 2,4 mil pessoas e danificou 50 mil imóveis.
Alerta de tsunami
Alertas de risco de tsunami foram emitidos pelas autoridades para asa áreas costeiras de ilhas do Japão e das Filipinas. As autoridades fizeram alertas para possíveis ondas de até 3 metros na ilha japonesa de Okinawa. Moradores que vivem na região receberam uma ordem para saírem do local.
Três horas após o terremoto, o Japão cancelou os alertas de tsunami. A TV japonesa NHK, informou que foram registradas ondas de 30 centímetros na ilha japonesa de Yonaguni, localizada a cerca de 100 km da costa leste de Taiwan. Nas Filipinas,o governo também pediu aos moradores de áreas costeiras deixassem suas casas.
Foto destaque: Terremoto de magnitude 7,4 atinge o Taiwan. Reprodução/AP