Terremoto de baixa magnitude atinge a costa sudeste de Ulsan
Um terremoto de magnitude 2,2 atingiu as águas da cidade de Ulsan no sudeste da Coreia do Sul sem deixar danos graves à população
No último domingo (22), um terremoto de magnitude 2,2 atingiu a costa da cidade de Ulsan, no sudeste da Coreia do Sul. As informações foram passadas pela agência meteorológica, que, apesar do susto, informou que a cidade não teve danos significativos. O tremor ocorreu a 12 quilômetros ao nordeste do bairro Dong de Ulsan, às 20h23 (hora local), conforme relatou a Administração Meteorológica da Coreia. Sendo o epicentro localizado a uma latitude de 35,59 graus norte e uma longitude de 129,50 graus leste, a uma profundidade de 10 km.
Embora a magnitude tenha sido baixa, o evento serviu como um lembrete da importância da preparação para desastres naturais, especialmente em áreas costeiras. As autoridades locais destacaram que, mesmo que este tremor específico não tenha causado danos, a população deve estar ciente dos protocolos de segurança em caso de sismos mais intensos. A cidade possui um plano de resposta a emergências, regularmente revisado e testado.
Além disso, a cidade de Ulsan é conhecida por sua indústria e porto movimentado e está investindo em sistemas de alerta precoce para garantir a segurança de seus habitantes e minimizar impactos em sua infraestrutura. Até o momento, não houve mais nenhuma ocorrência de tremores na cidade. A Administração Meteorológica da Coreia diz estar em alerta, e que a qualquer momento que houver mais registros de terremoto irá notificar a todos para tomarem as medidas de segurança necessárias.
Histórico de desastres naturais no sudeste da Coreia do Sul
Em 2016, o Tufão apelidado de Chaba atingiu a Coreia do Sul com ventos violentos e chuvas fortes, deixando alguns mortos e fechando algumas fábricas. O principal porto e instalações industriais do país foram atingidos. Com isso, o Ministério da Proteção e Segurança Pública estimou o saldo de mortes em três pessoas e mencionou três desaparecidos. Porém, a imprensa afirma que cinco pessoas faleceram em Busan e Ulsan.
A produção em algumas fábricas precisou ser interrompida. Segundo o porta-voz da empresa, a atividade nas duas fábricas da Hyundai na cidade de Ulsan, que produz os sedãs Accent e os utilitários Santa Fe, foi suspensa devido às fortes chuvas. As imagens de televisão mostraram extensas inundações em áreas de Ulsan e Busan, com carros e edifícios parcialmente submersos. As ondas, provocadas pela elevação das águas, atingiram blocos de apartamentos próximos à costa e muitas outras tragédias foram descritas.
Foto Destaque: Porto de Ulsan, onde o terremoto atingiu. Reprodução/Lucia Malla