O estúdio Studio Ghibli recebeu uma homenagem no Festival de Cannes deste ano. É a primeira vez que a honraria é concedida a um grupo.
Na última segunda-feira (20), o estúdio de animação japonês Studio Ghibli recebeu a Palma de Ouro honorária no 77º Festival de Cinema de Cannes, que acontece na cidade de Cannes, na França. O estúdio ganhou a honraria pelos 40 anos de trabalho, criando produções cinematográficas consideradas verdadeiras obras-primas. Além disso, essa também foi a primeira vez que um grupo ganhou a Palma de Ouro, e não uma única pessoa.
A Palma de Ouro honorária é uma das grandes honrarias do muito tradicional Festival de Cinema de Cannes. Ela é para aqueles cujo trabalho representa grande contribuição para o mundo do cinema. Sendo assim, na edição deste ano do festival, o prêmio foi para o Studio Ghibli, estúdio de animação japonês responsável por algumas das animações mais aclamadas do meio cinematográfico.
Goro Miyazaki, filho do cofundador do estúdio e lendário diretor Hayao Miyazaki, e outros representantes do Studio Ghibli foram os responsáveis por comparecer à cerimônia de premiação. Lá, receberam a Palma de Ouro honorária e foram ovacionados pela plateia. O filho do diretor afirmou que acredita que essa premiação é para que o Studio Ghibli continue. “O dia de hoje deu ao Studio Ghibli ânimo para os próximos 40 anos“, afirmou Goro.
Já são 40 anos de trabalho produzindo obras-primas, animações que encantam tanto pela beleza quanto pelas narrativas carregadas de significado e brilhantismo. Um dos principais responsáveis por esse sucesso é o diretor Hayao Miyazaki, que fez filmes como “A viagem de Chihiro” (2001), “Princesa Mononoke” (1997) e o último vencedor do Oscar de melhor animação, “O Menino e a Garça” (2023). No entanto, o diretor, que normalmente não vai a nenhum tipo de premiação ou celebração, também não compareceu à cerimônia em Cannes.
Durante a entrega do prêmio, exibiram quatro curta-metragens do estúdio. Entre eles, “Mei and the Kitten Bus” (2002), promovido como uma mini-sequência do clássico “Meu Amigo Totoro”. Outra exibição foi “Mr. Dough and the Egg Princess” (2010), no qual uma massa gigante ajuda um ovo de vestido a escapar de uma bruxa faminta.
Assim, essa foi a primeira vez que a Palma de Ouro honorária foi para as mãos de um grupo, e não de uma única pessoa. Anteriormente, quando a organização do festival anunciou oficialmente que o estúdio seria o homenageado este ano, ela ressaltou o valor do trabalho realizado por ele. “Ao lado dos grandes nomes de Hollywood, o estúdio japonês representado por dois contadores de histórias grandiosos, Hayao Miyazaki e Isao Takahata, e centro de personagens cult, trouxe frescor ao cinema de animação na última década”, declarou a organização do festival.
O Festival de Cinema de Cannes, um dos três maiores festivais de cinema que existem, está em sua 77ª edição e conta com grandes filmes. Neste ano, a atriz Meryl Streep também recebeu uma homenagem na cerimônia de abertura do festival, e o cineasta George Lucas, criador de “Star Wars”, também será homenageado no encerramento do evento no sábado.
Foto destaque: Goro Miyazaki com a Palma de Ouro honorária. Reprodução/ AFP
Conheça 10 doramas japoneses na Netflix com histórias envolventes, personagens marcantes e gêneros que vão…
KOSPO aponta que o conflito entre HYBE e Ador sobre NewJeans pode reduzir a competitividade…
Blue Exorcist -The Blue Night Saga- tem estreia confirmada para janeiro de 2025 e ganha…
Anúncio na Jump Festa confirma spin-off de Gintama para outubro de 2025; trama traz Ginpachi…
Netflix e SBS firmam acordo para distribuir produções coreanas globalmente com novos dramas, programas de…
Protagonizado por Do Kyung-soo, do grupo EXO, e Sul Kyung-gu, "The Moon: Sobrevivente" destaca a…