Soldados da Coreia do Norte cruzam território sul-coreano
Cerca de 30 soldados da Coreia do Norte cruzam território sul-coreano, no entanto, eles recuaram após a defesa da Coreia do Sul dar tiros para avisar a invasão
Nesta segunda-feira (17), cerca de 30 soldados norte-coreanos cruzaram a linha de demarcação militar. No entanto, eles recuaram após os militares sul-coreanos darem tiros de advertência. Segundo o Estado-Maior Conjunto de Seul, acredita-se que os soldados norte-coreanos atravessaram a fronteira por acidente, já que recuaram com os tiros. Além disso, em 9 de junho, os soldados da Coreia do Norte fizeram uma travessia semelhante em direção ao sul e recuaram após tiros de advertência.
O Estado-Maior Conjunto de Seul também julgou que os militares teriam atravessado por acidente. Segundo um oficial de Seul: “A área onde os militares norte-coreanos cruzaram hoje, o MDL, é diferente da área que foi atravessada em 9 de junho”, afirmou o oficial militar.
Segundo um funcionário do Estado-Maior Conjunto de Seul: “A Coreia do Norte enviou um grande número de tropas para várias áreas da linha de frente, incluindo a Linha Limite Norte. Desde abril deste ano, têm colocado minas, reforçado estradas táticas e instalado estruturas não identificadas que parecem ser barreiras antitanque”, afirmou o funcionário.
O atrito entre os países
Recentemente, explosões de minas terrestres mataram ou feriram soldados norte-coreanos enquanto trabalhavam na fronteira. Segundo um funcionário do Estado-Maior Conjunto de Seul: “Parece que os militares norte-coreanos continuam a realizar trabalho na DMZ de forma irracional, mesmo apesar de muitas vítimas devido a explosões de minas terrestres”, afirmou o funcionário sul-coreano.
Em maio, a Coreia do Norte enviou cerca de 1600 balões contendo lixo para o território da Coreia do Sul. Após essa afronta, a Coreia do Sul retomou as transmissões por alto-falantes dirigidas à Coreia do Norte. Além disso, a fronteira que separa os países está coberta de vegetação, o que contribui para acidentes como o que aconteceu com os militares norte-coreanos.
Foto destaque: As tropas norte-coreanas cruzaram brevemente para a Coreia do Sul na terça-feira, de acordo com o JCS. Reprodução/BBC