SM Entertainment recruta novos produtores e compositores globais

A SM Entertainment está recrutando produtores e compositores globais através de sua subsidiária KMR, a pretensão é atrair investimentos globais e estabilidade internacional

Nesta sexta-feira (16), a SM Entertainment anunciou que recrutou novos produtores e compositores através de sua subsidiária Kreation Music Rights (KMR). No total, segundo a SM, a KMR assinou contrato com 86 criadores ao longo de cinco meses até o final de janeiro de 2024.

A SM Entertainment tem buscado consolidar sua posição internacional ao recrutar talentos globais e aposta principalmente nas parcerias com empresas dos EUA e Reino Unido.

Em dezembro do ano passado a KMR estabeleceu uma subsidiária européria a ‘Dsign Music’, para recrutar talentos na Europa. A Dsign Music é uma empresa norueguesa de composição e produção musical responsável por variados sucessos do K-pop, como “Genie” (2009) do Girls’ Generation.

Além disso, a subsidiária conta com o duo de compositores Sunshine, baseado na Suécia, responsáveis por “Psycho” (2019) do Red Velvet e “Spicy” (2023) do aespa.

Um exemplo recente do recrutamento de talentos na Europa foi o anúncio da formação de um novo boygroup pela SM Entertainment, formado por integrantes britânicos e sul-coreanos em parceria com a empresa britânica de entretenimento Moon&Back (M&B).


SM E M&B
Membros da SME e M&B no evento de anúncio da colaboração/Reprodução/M&B

KMR e a expansão nos EUA

De acordo com a SM Entertainment, a KMR também estabelecerá um corpo corporativo nos Estados Unidos e pretende consolidar parcerias. A meta é realizar as parcerias com empresas dos EUA com a função de atrair criadores na América do Norte. Ademais, a empresa declarou que seu objetivo é “estabelecer a KMR como a principal empresa de publicação musical da Ásia nos próximos cinco anos.”

Contudo, a empresa também tem se empenhado em recrutar talentos nacionais. A KMR possui três equipes de produção — Smash Hit, Monotree e The Hub — trabalhando sob a empresa como entidades comerciais separadas.

O Smash Hit, composto por 22 compositores coreanos, é liderado pelo Chefe de Produção Kangta, que também é membro do grupo masculino H.O.T.

A Monotree possui 603 músicas licenciadas pela Associação de Direitos Autorais Musicais da Coreia. Seu Chefe de Produção, Hwang Hyun, é conhecido por trabalhar na música “Kitsch” (2023) do grupo feminino IVE e “I Wish” (2020) do grupo masculino Seventeen.

O The Hub consiste em uma equipe composta inteiramente por produtores e compositores estrangeiros na faixa dos 20 anos, exceto seu Chefe de Produção, Yoo Byung-hyun, que recentemente trabalhou nas músicas “Soñar (Breaker)” e “Break The Wall” do grupo feminino NMIXX.

“Nosso principal objetivo este ano é recrutar os melhores compositores globais na Coreia, Europa e Estados Unidos,” afirma a SM Entertainment, acrescentando que irá “utilizar as excelentes capacidades de produção da KMR para também entrar no negócio de gerenciamento de artistas para materializar a estratégia ‘multi-label’ do plano de negócios da empresa, SM 3.0.”

Atualmente o plano da empresa sul-coreana é expandir sua influência e potencial global, estabelecendo parcerias e apostando em novas possibilidades dentro da indústria fonográfica. Logo, com o anúncio dessa contratação, é possível esperar grandes resultados dessa aposta internacional.

Foto destaque: Prédio da SM Entertainment. Reprodução/Shutterstock

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima