Korean Magazine BR

Seul

Seul utiliza poemas para aproximar visitantes internacionais

Poemas icônicos de autores internacionais serão espalhados pelas estações de metrô em Seul. A ação busca criar uma aproximação com o público estrangeiro

O governo metropolitano de Seul anunciou nesta terça-feira (12) que a partir da próxima semana acontecerá a exibição de poemas internacionais em várias estações de metrô espalhadas por toda a cidade. Dessa forma, Seul será tomada por uma mar de poesias dos mais variados idiomas, ao todo serão 13 línguas.

A exibição de poemas em estações de metrô acontece desde 2008, mas essa é a primeira vez em que poemas de estrangeiros também estarão presentes entre os selecionados.

Literatura para população

A concepção desse projeto veio como uma forma de apresentar poesia à população. Desde 2008, acontecem exibições em estações de metrô, com as poesias sendo estampadas nas portas dos vagões, além de outras áreas. Todas as poesias sempre foram de autoria de um autor sul-coreano conhecido ou algum cidadão. O plano era levar um pouco de entretenimento para as pessoas no transporte público, além de estreitar a relação delas com a literatura.

Este ano, serão exibidos um total de 286 poemas, sendo 24 deles de algum autor internacional. A ideia é que a exibição de todos eles aconteça já na próxima semana. Sendo assim, o governo de Seul planeja criar um clima de acolhimento, tanto para os habitantes que são de fora da Coreia, como para os viajantes, que poderão ler poesia em sua língua materna.

Os 24 poemas são de 13 línguas diferentes: Inglês, Chinês, Japonês, Vietnamita, Tailandês, Indonésio, Malaio, Mongol, Turco, Holandês, Francês e Alemão. Essas línguas foram as escolhidas com base nos países que mais visitaram a Coreia no último ano.

Seguindo recomendações das embaixadas e de especialistas, as poesias estarão disponíveis tanto em coreano como em seus idiomas originais em pelo menos treze estações. A escolha de quais plataformas receberão esses poemas foi de acordo com a localização das embaixadas e da relação que existe entre cada nação com determinadas áreas da cidade.

Os idiomas e seus locais

Por exemplo, um poema em japonês estará na Estação de Ichon, no centro de Seul, que é uma área onde há uma grande população japonesa residindo. No entanto, na plataforma da Estação de Daelim, na região oeste da cidade, estará um poema em chinês, por conta dos habitantes chineses próximos.


Seul
Estação de metrô de Ichon (Reprodução/ Divulgação)

De acordo com a administração da cidade, a exibição de mais desses poemas internacionais acontecerá nos próximos anos.

“Prevemos que a exibição de poemas de poetas estrangeiros dará a impressão de que Seul abraça cidadãos globais… E esperamos que turistas estrangeiros e residentes de Seul possam se reunir sem enfrentar as barreiras linguísticas durante o seu dia a dia.”

Choi Kyung-ju, diretor-geral do setor cultural de Seul.

Dessa maneira, a cidade espera criar um ambiente acolhedor e convidativo a todo o mundo, reforçando seu caráter turístico e cultural.

Foto destaque: Poema na porte de um metrô em Seul (Reprodução/ BLARD)

Rolar para cima