Korean Magazine BR

Seul enfrenta maior nevasca dos últimos 117 anos 

Seul enfrenta maior nevasca dos últimos 117 anos 

De acordo com a Administração Meteorológica da Coreia (KMA), Seul está enfrentando a maior nevasca registrada desde o início das medições em 1907

Nesta quarta-feira (27), Seul enfrentou a maior nevasca de novembro desde o primeiro registro de neve no país. De acordo com a Administração Meteorológica da Coreia (KMA), os distritos de Seongbuk e Gangbuk, no norte da capital, receberam mais de 20 centímetros de neve, enquanto os demais distritos acumularam 10 centímetros. O Quartel-General Central de Contramedidas de Desastre e Segurança, que inicialmente emitiu um alerta de neve pesada de nível 1, elevou-o para o nível 2 devido à previsão de mais neve. 

A tempestade causou transtornos significativos, como acidentes, fechamento de estradas e interrupções no trânsito em várias regiões. Mais de 220 voos foram cancelados, cerca de 90 balsas ficaram no porto e centenas de trilhas de caminhada foram fechadas. Além disso, mais de 200 casas ficaram sem energia e a linha 9 do metrô de Seul sofreu atrasos de até nove minutos, causando superlotação nas plataformas, conforme a agência de notícias Yonhap.Com isso, o Governo Metropolitano decidiu operar mais metrôs e ônibus durante o horário de pico até quinta-feira de manhã, a fim de aliviar o congestionamento nas estradas.


Seul enfrenta a maior tempestade de neve dos últimos 100 anos
Imagem de satélite projetada de toda área afetada pela tempestade em Seul. Reprodução/Divulgação via site oficial da Administração Meteorológica da Coreia

Por volta das 15h00 (hora local), 18 centímetros de neve caíram no Observatório Meteorológico de Seul, no distrito de Jongno, marcando a maior nevasca de novembro desde o início das observações meteorológicas em 1907. O recorde anterior era de 12,4 centímetros, registrado em 28 de novembro de 1972. Devido à forte nevasca que começou nas primeiras horas da manhã, a agência meteorológica emitiu um alerta de neve pesada para Seul às 11h20 (hora local), prevendo que ao menos 20 centímetros de neve caíssem nas próximas 24 horas.

Além disso, medidas de segurança foram implementadas em instalações de transporte, como a remoção de neve em entradas de estações de metrô e pontos de ônibus, para prevenir acidentes com escorregões. Os principais palácios da era Joseon e os túmulos reais no centro de Seul foram fechados no final do dia, juntamente com a suspensão dos passeios noturnos, para garantir a segurança dos visitantes. O uso de equipamentos de descongelamento nas ruas também foi intensificado, visando minimizar os riscos de deslizamentos em áreas de grande circulação.

Causa da nevasca anormal 

Woo Jin-kyu, um funcionário da Administração Meteorológica da Coreia, informou que mais neve é esperada em todo o país na quinta-feira. Ele explicou que a intensidade da tempestade foi agravada pelas temperaturas no Mar Amarelo, que estavam alguns graus mais altas do que a média. De acordo com Woo, essa variação térmica pode ser atribuída às mudanças climáticas, que têm impactado padrões climáticos na região. A KMA continuará monitorando a situação e emitirá alertas sobre o risco de mais neve nas próximas horas. 

Atualmente, às 21h ( hora local), um alerta de neve forte está em vigor principalmente na região central da Coreia e em algumas áreas do interior do sul, incluindo a área metropolitana de Seul, partes de Gangwon, norte de Chungcheong e leste de Jeollabuk-do. Espera-se que a neve continue caindo a uma taxa de 1 a 3 cm por hora na maioria dessas regiões. Em locais específicos no sul de Gyeonggi e no norte de Chungcheong, a intensidade da neve é ainda maior, com acúmulo superior a 5 cm.

Siga no Instagram

Foto destaque: Estrada na região de Seul completamente coberta pela neve. Reprodução via Blommberg.com/Divulgação via Yandex.com

Rolar para cima