As séries de TV inspiradas em webtoons, caiu no gosto dos diretores e de grandes produtores de cinema e entretenimento, resultando na alta procura pela versão do webtoon.
Os webtoons da Kakao Entertainment, vem ganhando popularidade com adaptações de dramas de TV por emissoras e plataformas de streaming de vídeo se tornando um grande sucesso entre os amantes de doramas.
Um exemplo, é a série de ação de super-heróis do Disney+, “Moving”, um projeto original coreano que se tornou o mais assistido no Disney+ e no Hulu, liderando as paradas de séries de TV do Disney+ em vários países, incluindo Coreia, Japão, Hong Kong e outros países do Sudeste Asiático.
Para provar essa crescente popularidade, o webtoon original “Moving”, que terminou em 2015, e após o lançamento da série se tornou o o webtoon mais visto na plataforma Kakao na terça-feira.
Após a Disney+ estrear “Moving” em 9 de agosto, as vendas médias diárias da série webtoon tiveram um aumento significativo de 12 vezes e oito vezes em Kakao Page e Kakao Webtoon, respectivamente; aumentando a audiência 22 vezes e nove vezes também no Kakao Page e no Kakao Webtoon.

Outras séries de TV inspiradas em webtoons, também fazem sucesso em streamings de vídeos e em webtoons, um exemplo bem famoso é a recente adaptação feita pela Netflix do webtoon de ação “The Uncanny Counter 3”, que liderou a parada Kakako Webtoon na segunda e terceira semana de agosto.
O salto se deve a “The Uncanny Counter 2” da tvN, que irá lançar seus dois episódios finais no sábado e domingo. A série original de webtoon terminou em 2020, mas teve aumentos acentuados na média diária de vendas e visualizações.
Enquanto isso, as adaptações dramáticas dos webtoons “Not Others” e “The Killing Vote” também ajudaram a impulsionar o trabalho original.
“Com a crescente popularidade da série dramática baseada em IP da Kakao Entertainment, os webtoons originais estão recebendo atenção renovada, criando um ciclo virtuoso. A empresa continuará a fornecer histórias de qualidade e a encontrar maneiras de maximizar a sinergia de IP com projetos mais interessantes”, disse um funcionário da Kakao Entertainment.
O que é webtoon?
“Web” e “cartoon”, são palavras que se originam do inglês, ou seja, webtoons são histórias em quadrinhas desenvolvidas para serem publicadas e lidas online. Um país de referência para esse estilo de história é a Coreia do Sul, entretanto o webtoon pode ser criado em qualquer país.
O webtoon possui um estilo de quadrinhos mais livre, e com o custo mais baixo, justamente porque junta os quadrinhos com o formato digital. Por isso, muitos webtoons podem possuir, por exemplo, sons, que tornam sua leitura mais dinâmica e atraente.

Diferente do mangá (histórias em quadrinho japonesa), onde se tem um custo com diagramação das páginas, impressão, tinta, papel e etc. Quem cria webtoons, tende a seguir como base o mangá japonês, mas isso não é uma regra e cada ilustrador pode formatar a história como achar mais fácil para o seu leitor.
Segundo o artigo Webtoon as a New Korean Wave in the Process of Glocalization, durante a década de 1980, o mercado de quadrinhos teve crescimento quando começaram a contar histórias mais diversas e de questões sociais como o movimento de democratização coreano.
Entretanto, em 1998 houve um declínio, pois os mangás japoneses começaram a ser comercializados na Coreia do Sul.
Ainda segundo o artigo, na virada do século, no ano 2000, teve o surgimento da indústria dos webtoons, como um novo gênero, sendo um feito positivo, pois os usuários de internet aumentavam.

A partir desse ano, os quadrinhos passaram a ser publicados on-line gratuitamente, pois até então eles não foram projetados para serem comercializados. As pessoas passaram a gostar bastante desse novo modo leitura, o que tornou o webtoon um grande sucesso.
Atualmente, canais de televisão e plataformas de streaming, como a Netflix, vem investindo em muitos webtoons para que ganhem vida e se tornem séries, como o caso de Itaewon Class e True Beauty.
Foto destaque: Webtoons adaptados para séries da Kakao Entertainment (Reprodução/Kakao Entertainment)