Rio Han e Praça Gwanghwamun são escolhidos como marcos simbólicos de Seul
Residentes sul-coreanos apontam Rio Han como marco simbólico de Seul, enquanto os estrangeiros residentes preferem a Praça Gwanghwamun
A Prefeitura Metropolitana de Seul divulgou, nesta quinta-feira (09), os resultados de sua pesquisa sobre algumas preferências dos residentes de Seul. Para a pesquisa, foram realizadas entrevistas em cerca de 20.000 domicílios. Os dados apontam que os sul-coreanos consideram o Rio Han um local simbólico representativo da cidade, enquanto os estrangeiros que residem em Seul escolheram a Praça Gwanghwamun como o principal ponto de referência. Ainda mais, ambos os grupos destacaram o transporte conveniente, uma variedade de culinárias e opções de compras como os principais atrativos da cidade.
A prefeitura de Seul realiza essa pesquisa desde 2003 como parte de seus esforços para desenvolver políticas mais adequadas para Seul. Porém, eles visam, também, melhorar a qualidade de vida dos residentes e a competitividade urbana da cidade. Dos entrevistados, 48,3% escolheram o Rio Han como o marco simbólico da cidade. Logo em seguida, aparece a Praça Gwanghwamun com 36,1%, os palácios antigos com 32,3% e a N Seul Tower com 17,2%.
Na pesquisa anterior realizada em 2010, o Rio Han ocupava o quarto lugar, mas ascendeu para o primeiro lugar após 13 anos. Por outro lado, os palácios, que anteriormente ocupavam o primeiro lugar, caíram duas posições. Entre os 2.500 estrangeiros residentes em Seul por mais de 91 dias, a Praça Gwanghwamun emergiu como a escolha principal na pesquisa, obtendo 45,9% das preferências dos entrevistados. Em seguida, vieram os palácios com 41,4%, o Dongdaemun Design Plaza com 25,6% e o Rio Han com 23,1%.
Preferências de lazer dos residentes
Quanto aos atrativos da cidade, tanto os sul-coreanos quanto os estrangeiros valorizam o transporte conveniente, a diversidade culinária e as variedades em opções de compras em Seul. A segurança também é destacada como uma característica notável do ambiente urbano. Além disso, uma proporção significativa de 88,5% dos entrevistados afirmou ter visitado parques nos últimos seis meses. Segundo a pesquisa, 42,8% dos residentes de Seul frequentam parques em busca de relaxamento.
Atividades de lazer, promoção da saúde e contato com a natureza também foram citados como motivos para visitar os parques na cidade. Dois terços dos residentes, ou 68,6% dos entrevistados, afirmaram preferir passar seu tempo livre à beira do rio, frequentemente para socializar e interagir com amigos. Um oficial do governo da cidade declarou que eles vão analisar os resultados da pesquisa, realizada em diferentes áreas, para refletir a vida cotidiana e as opiniões dos moradores da cidade nas políticas e projetos urbanos.
Foto destaque: ‘Moonlight Rainbow Fountain Show’, no Rio Han. Reprodução / Organização de Turismo da Coreia