Korean Magazine BR

Toshihiko Tanaka recebendo o prêmio pelo filme "Rei" (Reprodução/ Divulgação)

“Rei” vence prêmio principal no Festival Internacional de Cinema de Roterdão

O filme “Rei” de Toshihiko Tanaka venceu o Tiger Award no Festival Internacional de Cinema de Roterdão, que terminou neste domingo (04)

O diretor japonês Toshihiko Tanaka ganhou o prêmio principal Tiger Award no Festival Internacional de Cinema de Roterdã pelo filme “Rei”. O Festival Internacional de Cinema de Roterdã é um evento anual para cineastas emergentes e aconteceu entre os dias 25 de janeiro e 4 de fevereiro, na cidade de Roterdão, nos Países Baixos. O tigre é o mascote do festival. 

“Rei”


"Rei" (Reprodução/ Divulgação)
“Rei” (Reprodução/ Divulgação)

O filme de Toshihiko Tanaka conta a história de Matsushita Hikari, uma mulher que entra em uma jornada pelas montanhas, na qual ela acaba encontrando um fotógrafo de paisagens surdo, chamado Masato. Dessa forma, a jornada de Hikari a leva a transformar seu senso de ser, sua conexão com o mundo e as conexões humanas. Além de tratar de temas como relacionamentos e deficiência no Japão. 

“Rei” foi selecionado entre outros 14 filmes na competição entre os longas-metragens. Esta não é a primeira vez que um filme japonês vence nesta categoria, em 2014, o diretor Akira Ikeda venceu o Tiger Award com o filme de drama lançado em 2013 “Anatomia de um Clips de Papel”.

A produção

Amadores e estudantes fizeram parte da equipe do filme, tanto no elenco quanto na produção. Foi a primeira vez que Tanaka trabalhou como diretor, bem como produziu, editou e atuou no filme. Nos papéis principais, a atriz Takara Suzuki interpreta Hikari, enquanto que Tanaka interpreta Masato. 


Rei no Festival Internacional de Cinema de Rotedão (Reprodução/ Divulgação)
Rei no Festival Internacional de Cinema de Rotedão (Reprodução/ Divulgação)

O longa segue um ritmo medido, ritmo esse que segue o drama perfeitamente ajustado aos deslocamentos da visão que Hikari tem do mundo. Da mesma forma que contrasta a beleza das paisagens de Hokkaido com as emoções dos personagens, bem como explora os sentimentos humanos em relação à solidão, a dependência e os sentimentos que tanto nos unem quanto nos separam.

Imagem em destaque: Toshihiko Tanaka recebendo o prêmio pelo filme “Rei”. Reprodução/ Divulgação

Rolar para cima