A produção de álbuns de K-pop ecologicamente sustentáveis visa diminuir as preocupações em relação ao impacto ambiental das embalagens
Neste domingo (16), o Ministério do Meio Ambiente da Coreia do Sul anunciou que as agências de K-pop devem iniciar a produção de álbuns eco-friendly. O órgão do governo afirmou que, ainda neste mês, as gravadoras devem entrar em contato para receber serviços de consultoria em parceria com o Ministério da Cultura.
Dessa forma, os ministérios visam educar os integrantes da Associação da Indústria de Gravação da Coreia sobre as regulamentações sobre embalagens em excesso. Atualmente, essas medidas, que ainda não se aplicam aos álbuns de K-pop, estabelecem um limite de embalagens a uma única camada. Além disso, a regulamentação prevê que o espaço vazio dentro da embalagem não pode exceder 50% do produto.
Contudo, o Ministério do Meio Ambiente reconheceu que existe uma grande dificuldade de estabelecer estas normas à produção de álbuns de K-pop. “Como os álbuns são produtos vendidos mundialmente, é difícil aplicar uniformemente as regulamentações domésticas de embalagem neles”, disse um oficial do ministério.
Nesse sentido, a febre do K-pop impulsionou vendas anuais de álbuns físicos de mais de 100 milhões de cópias. De acordo com a Associação da Indústria de Gravação da Coreia, a venda de álbuns físicos está no Top 400 do órgão com um aumento de 49%em 2023. Alcançando, assim 115,17 milhões de unidades, enquanto em 2022 foram apenas 77,12 milhões de cópias.
De acordo com Lee Da-yeon, ativista do Kpop4Planet, uma organização que foca no impacto ambiental da indústria do K-pop, os fãs compram álbuns em massa graças às táticas comerciais das empresas. Estas exploram a lealdade dos fãs e impulsionam suas vendas incluindo photocards selecionados de forma aleatória. Muitas vezes, a produção desses itens acontece em materiais não recicláveis e aumentam as chances dos fãs participarem em eventos especiais.
Foto destaque: Álbuns de K-pop descartados no lixo da MBC. Reprodução/Koreaboo
Conheça 10 doramas japoneses na Netflix com histórias envolventes, personagens marcantes e gêneros que vão…
KOSPO aponta que o conflito entre HYBE e Ador sobre NewJeans pode reduzir a competitividade…
Blue Exorcist -The Blue Night Saga- tem estreia confirmada para janeiro de 2025 e ganha…
Anúncio na Jump Festa confirma spin-off de Gintama para outubro de 2025; trama traz Ginpachi…
Netflix e SBS firmam acordo para distribuir produções coreanas globalmente com novos dramas, programas de…
Protagonizado por Do Kyung-soo, do grupo EXO, e Sul Kyung-gu, "The Moon: Sobrevivente" destaca a…