Primeira escola de K-pop em Busan será inaugurada em 2026
Esta será a primeira escola deste segmento a ser estabelecida fora da área de Seul
Nesta sexta-feira (19), a Secretaria de Educação da Cidade Metropolitana de Busan anunciou que a primeira escola de K-pop será inaugurada em março de 2026. Anteriormente, em janeiro deste ano, a Secretaria afirmou que a instituição, provisoriamente nomeada “Global K-POP School”, estaria aberta apenas em 2028.
De acordo com o órgão, a escola oferecerá aulas em quatro áreas principais, sendo elas vocal, música aplicada, vocal e dança e composição. Assim, o objetivo é recrutar 80 anos para cada série, com a possibilidade de receber até 50% deste número em estrangeiros. Por isso, a Secretaria discutirá as questões dos vistos estrangeiros com o Instituto Nacional de Educação Internacional e a Organização de Turismo da Coreia.
Além disso, é provável que alguns especialistas da indústria da música pop sul-coreana ministrem aulas. Dessa forma, a primeira escola de K-pop de Busan terá sua construção no local onde, anteriormente, funcionava a Escola Secundária de Garak. A antiga instituição passará por grandes reformas para adequar-se ao ensino de K-pop e promover a melhor qualidade de infraestrutura para os alunos.
“Estamos testemunhando o crescimento constante da indústria relacionada ao K-pop, mas não temos instituições educacionais suficientes especializadas nesse campo. […] Há uma crescente necessidade de tais instituições e currículo para incubar talentos de K-pop.” – Escritório da Cidade Metropolitana de Busan
K-pop impulsiona a economia da Coreia do Sul
A globalização do K-pop transformou a economia da Coreia do Sul e este impacto é evidente em várias áreas da sociedade. Primeiramente, as exportações de música, incluindo álbuns, singles, streaming e direitos autorais, têm sido uma fonte significativa de receita. De acordo com o Serviço Aduaneiro da Coreia (KCS), as vendas de exportação de álbuns de K-pop atingiram um novo recorde de US$ 290 milhões (aproximadamente, R$1,5 bilhão) em 2023.
Fãs de todo o mundo viajam para o país para participar de shows, fan meetings e tours relacionados ao K-pop. Isso não apenas aumenta o número de visitantes estrangeiros, mas também incentiva o desenvolvimento de negócios locais, como agências de viagens, hotéis, restaurantes e lojas de souvenirs.
A indústria de moda sul-coreana também se beneficia do K-pop, já que os ídolos e grupos de K-pop são como ícones de estilo. Suas roupas e acessórios usados em MVs, apresentações e eventos passam por reproduções e influenciam tendências de moda no mundo todo. Além disso, o K-pop serve como uma ferramenta de diplomacia cultural, melhorando a imagem e a visibilidade internacional da Coreia do Sul.
Foto destaque: Aula de dança em Seul. Reprodução/YN Company.