Notícias

Presidente declara “emergência demográfica” na Coreia do Sul

Presidente Yoon declara “emergência demográfica nacional” na Coreia do Sul devido à queda na taxa de natalidade

O presidente Yoon Suk Yeol declarou uma “emergência demográfica nacional” na Coreia hoje (19). Ele fez o anúncio durante uma reunião no Centro de P&D da HD Hyundai em Seongnam, Gyeonggi, comprometendo-se a superar a crise da baixa natalidade. Yoon presidiu a reunião do Comitê Presidencial sobre a Sociedade Envelhecida e a Política Populacional. Ele abordou a baixa taxa de fertilidade e a diminuição da população. “A partir de hoje, declaro oficialmente uma emergência demográfica nacional“, disse Yoon. Além disso, ele anunciou a ativação de um “sistema de resposta total intergovernamental” para combater a baixa natalidade.

Atualmente, a taxa de fertilidade da Coreia está em 0,76, a menor da história. Esse número está bem abaixo da média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de 1,59. O país precisa de uma taxa de 2,1 nascimentos por mulher para manter sua população atual de 51 milhões. No entanto, a taxa de natalidade deve cair para 0,68 ainda este ano.


Medidas da “emergência demográfica” tentará mudar a tendência atual. Reprodução/Genera

Principais medidas a serem tomadas

Portanto, Yoon enfatizou que a crise populacional é a maior dificuldade que a sociedade coreana enfrenta atualmente. Ele destacou três áreas principais de foco: equilíbrio entre trabalho e vida familiar, melhor cuidado infantil e habitação acessível. O governo está trabalhando para aumentar a licença parental, incluindo para os pais. O objetivo é aumentar a taxa de licença-paternidade dos atuais 6,8% para 50% dentro do mandato de cinco anos de Yoon. Além disso, pretende-se aumentar o pagamento da licença parental para 2,5 milhões de wons por mês nos primeiros três meses.


Nos meses seguintes, o valor diminuirá para 2 milhões de wons e, depois, para 1,6 milhão de wons. O governo também dobrará a licença-paternidade de 10 para 20 dias. Ademais, introduzirá um sistema de licença parental de duas semanas para dar aos pais mais flexibilidade. O governo também planeja promover horários de trabalho mais flexíveis e aumentar os subsídios para empregadores que contratam substitutos temporários.

Yoon prometeu aumentar o apoio ao cuidado infantil e expandir os programas de contraturno nas escolas primárias. Isso inclui oferecer educação e cuidado infantil gratuitos para crianças de três a cinco anos. Assim, todos os alunos do ensino fundamental terão acesso ao programa Neulbom School. Este programa integra cuidado infantil e educação antes e depois das aulas.

Além disso, Yoon prometeu converter o sistema de cuidado infantil em um sistema público até 2027. O estado assumirá total responsabilidade pelo cuidado das crianças até os 11 anos de idade. O governo priorizará a alocação de habitação para famílias com recém-nascidos e casais recém-casados terão acesso a empréstimos de baixo juros.

Foto destaque: o número de nascimentos caiu e continua caindo. Divulgação/Rosa azul

Américo N. Tartaglia

Estagiário. Cursando último período de Jornalismo pelo Centro Universitário Anhanguera Pitágoras Ampli.

Recent Posts

Doramas japoneses na Netflix que talvez você não conheça

Conheça 10 doramas japoneses na Netflix com histórias envolventes, personagens marcantes e gêneros que vão…

2 dias ago

Disputa HYBE-Ador sobre NewJeans preocupa investidores

KOSPO aponta que o conflito entre HYBE e Ador sobre NewJeans pode reduzir a competitividade…

3 dias ago

Blue Exorcist ganha trailer de nova saga com estreia em janeiro

Blue Exorcist -The Blue Night Saga- tem estreia confirmada para janeiro de 2025 e ganha…

4 dias ago

Gintama anuncia spin-off com estreia em 2025

Anúncio na Jump Festa confirma spin-off de Gintama para outubro de 2025; trama traz Ginpachi…

4 dias ago

Netflix firma parceria com SBS para expandir conteúdo coreano

Netflix e SBS firmam acordo para distribuir produções coreanas globalmente com novos dramas, programas de…

5 dias ago

The Moon: Sobrevivente chega aos cinemas brasileiros em janeiro

Protagonizado por Do Kyung-soo, do grupo EXO, e Sul Kyung-gu, "The Moon: Sobrevivente" destaca a…

7 dias ago