Presença de atores sul-coreanos cresce em Hollywood
Presença de atores sul-coreanos cresce em produções cinematográficas de Hollywood
Mais atores sul-coreanos estão se preparando para fazer estreias em Hollywood, marcando uma significativa mudança na indústria com a presença da representatividade sul-coreana em produções cinematográficas.
Nos últimos anos, estrelas notáveis da Coreia, incluindo Don Lee e Park Seo-joon, fizeram suas estreias no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), nos filmes “Eternos” (2021) e “As Marvels” (2023), respectivamente.
Apesar de terem tido aparições breves nos filmes, as contribuições de ambos foram significativas. Devido ao seu papel em “Eternos“, considera-se Don Lee o primeiro super-herói coreano da Marvel.
Além disso, destaca-se que a cantora Jennie, integrante do grupo BLACKPINK, fez sua estreia na trama “The Idol“, uma série produzida pela HBO.
É notável, também, o sucesso de filmes sul-coreanos em premiações hollywoodianas, como “Past Lives” (“Vidas Passadas“, em português), dirigido por Celine Song, indicado ao Oscar 2024 nas categorias de melhor filme e melhor roteiro original.
Diante desse cenário, vários atores estão se preparando para assumir papéis como protagonistas. Isso representa uma evolução considerável, uma vez que, geralmente, esses profissionais costumam desempenhar apenas personagens secundários.
Mais estreias
NS Yoon-G, também conhecida como Kim Yun Jee, fez recentemente sua estreia no filme “Lift”, um filme original da Netflix no qual interpreta uma hacker para uma organização criminosa. O filme, dirigido pelo diretor F. Gary Gray, ganhou popularidade global e alcançou o top 10 da plataforma.
Além disso, destaca-se que a atriz Kim Tae-hee e o ator Park Hae-soo estão prontos para estrelar em Hollywood na série de suspense “Butterfly“, produzida pela Amazon Prime Vídeo.
Enquanto Kim desempenhará um papel crucial na trama, Park, reconhecido por seu papel em “Squid Game“, fará uma participação especial.
A série “The Recruit” também da Netflix, estreia a nova temporada ainda esse ano, porém sem uma data determinada. Ela conta com vários atores coreanos, incluindo Kim Young-ah, Shin Do-hyun e Lee Sang-hee, que se juntam ao ator Yoo Teo.
A série acompanha Owen Hendricks, um advogado novato da CIA, interpretado por Noah Centineo (“Para todos os garotos que já amei “), com Yoo Teo interpretando um inteligente agente do Serviço Nacional de Inteligência da Coreia do Sul.
Desafios
Jeom Deok-su, um dos primeiros atores coreanos a entrar para a indústria de Hollywood, enfatiza que continua trabalhando para fazer testes em papéis importantes.
Ele destaca os desafios enfrentados pelos atores asiáticos, frequentemente estigmatizados e limitados a papéis secundários em temas ligados às artes marciais.
Contudo, apesar disso, ele foi otimista em relação à evolução do cenário que, recentemente, passou a permitir que atores busquem papéis principais.
O ator protagonizará “Dog Days“, dirigido por Kim Deok-min, e a série de fantasia da Amazon em Hollywood, “The Wheel Of Time“.
Foto destaque: atriz Kim Yun-jee em Lift. Reprodução: Netflix