Prefeito de Seul pretende transformar a cidade em vasto jardins urbanos
Com foco na importância dos jardins urbanos no combate à crise climática, Seul foi sede do Simpósio Internacional de Jardins
Na última sexta-feira (04), o Simpósio Internacional de Jardins, em Seul, contou com 300 participantes. Entre eles, estavam seis especialistas nacionais e internacionais e o prefeito de Seul, Oh Se-hoon, com o objetivo de debaterem a importância da implementação de jardins urbanos em Seul como alternativa na redução de emissões de carbono.
Com o aumento da emissão de gases do efeito estufa, o nosso planeta enfrenta um processo de aquecimento. A queima de combustíveis fósseis, o desmatamento, a agropecuária e outras ações contribuem diariamente para a crise climática. Portanto, a integração de jardins urbanos, espaços verdes criados em áreas urbanas, estão no planejamento de Oh Se-hoon. De acordo com matéria publicada no The Korea Times, o prefeito destacou que criar ambientes mais propícios para caminhada por meio de jardins é fundamental para reduzir as emissões de carbono, tendo em vista que as pessoas dependerão menos de veículos pessoais.
Leia mais: Japonês acusado de homicídio é absolvido após 50 anos no corredor da morte
De acordo com Cassian Schmidt, paisagista e designer de jardins, os jardins urbanos desempenham um papel fundamental no resfriamento das cidades e no aumento da biodiversidade, mas destaca que o sucesso do mesmo depende do comprometimento político e apoio governamental. Além disso, em entrevista ao The Korea Time, o paisagista complementa que “Os espaços verdes não devem ser vistos como meros acréscimos estéticos, mas como infraestrutura crucial para o futuro de nossas cidades.”
Em postagem sobre o Simpósio, o prefeito ressaltou que “O ‘Projeto Cidade Jardim’ para transformar Seul em um enorme jardim apenas começou. Usando as valiosas opiniões e experiências compartilhadas no Simpósio Internacional de Jardins de hoje como base, transformaremos Seul em uma cidade modelo de classe mundial para políticas de jardinagem bem-sucedidas.”
Para enfatizar o compromisso de Seul com a sustentabilidade, Oh Se-hoon destacou algumas das inciativas relacionadas à cidade. Entre elas estão o passe de transporte público ilimitado “Climate Card”, o programa de compartilhamento de bicicletas Ttareungyi e o Wrist Doctor 9988, um aplicativo personalizado de gerenciamento de saúde lançado pelo governo da cidade.
Foto destaque: Oh Se-hoon, prefeito de Seul, no Simpósio Internacional de Jardins 2024. Reprodução/Instagram