Ônibus autônomo noturno estreia em Seul na próxima semana
Seul inaugura primeiro ônibus autônomo noturno do mundo, operando gratuitamente, revolucionando a mobilidade urbana na Coreia e no mundo
Seul faz história com o lançamento do pioneiro ônibus autônomo noturno, iniciando operações na próxima segunda-feira às 23h30. Assim esta iniciativa revolucionária visa aprimorar a mobilidade durante as horas noturnas na movimentada cidade sul-coreana.
O percurso de 9,8 quilômetros entre a Estação Dongdaemun e a Estação Hapjeong, destacados como pontos-chave no distrito comercial e em áreas com vários campi universitários, será coberto por dois ônibus autônomos, operando das 23h30 às 5h10. Os intervalos de partida ocorrerão a cada 70 minutos para atender às necessidades dos passageiros noturnos.
Ônibus autônomo, que estará operando perto da meia-noite em Seul (Divulgação/Reprodução:Yonhap)
A prefeitura proporcionará informações em tempo real sobre os ônibus autônomos, visando oferecer uma experiência conveniente e eficiente aos usuários. Como parte de uma fase inicial, o serviço será gratuito, promovendo acessibilidade e encorajando a adoção desta vanguarda tecnológica.
Recentemente, a cidade também introduziu sua primeira linha de ônibus sem motorista, abrangendo um trajeto inicial de 3,4 quilômetros no centro de Seul. Com uma duração de 20 minutos, o veículo autônomo ainda conta com um motorista de segurança para monitorar de perto as operações.
Para embarcar no ônibus autônomo, os passageiros precisam reservar assentos gratuitos por meio de um aplicativo dedicado, facilitando o processo de entrada nas duas paradas designadas.
Inovação Sul-Coreana na Mobilidade Autônoma
O ônibus autônomo sul-coreano, desenvolvido pela startup 42dot e agora pertencente à renomada empresa automobilística Hyundai. O veículo destaca-se por seu design diferenciado, apresentando bordas arredondadas e amplas janelas. Ademais equipado com câmeras e lasers ao longo de toda a rota, este veículo utiliza tecnologias avançadas para garantir uma condução segura e eficaz, substituindo sensores mais dispendiosos. São estes modelos semelhantes aos também vistos na Europa na mesma modalidade, mas que operam apenas durante o dia.
Ônibus autônomo, que opera na Inglaterra (Divulgação/Reprodução:BBC)
O compromisso da Hyundai em tornar a tecnologia de direção autônoma acessível e de baixo custo visa não apenas melhorar a segurança, mas também possibilitar a integração dessa inovação em diversos tipos de veículos no futuro.
Foto destacada: Ônibus autônomo, que estará operando perto da meia-noite em Seul (Divulgação/Reprodução:Yonhap)