Oh Ji-young é suspensa da V League por praticar bullying com colegas
Oh Ji-young, jogadora de vôlei do Gwangju AI Pepper Savings Bank AI Peppers, foi suspensa da liga por um ano
Na última terça-feira (27), a Federação de Voleibol da Coreia do Sul (KOVO) anunciou a suspensão da líbero do Gwangju AI Pepper Savings Bank AI Peppers, Oh Ji-young. De acordo com o órgão, a suspensão tem validade de um ano e aconteceu graças às práticas constantes de bullying por parte da jogadora com suas colegas de equipe. A Federação convocou Oh Ji-young e suas colegas para a sede, em Seul ocidental, para avaliarem a situação. As jogadoras intimidadas por Oh confirmaram as agressões e abusos verbais advindos da líbero. Assim, no mesmo dia, o órgão aplicou a suspensão.
Além disso, a KOVO não divulgou o nome das jogadoras afetadas. Mas comunicou à imprensa que as atitudes de Oh Ji-young são “hábitos ruins que precisam ser erradicados no esporte profissional”. Dessa forma, a suspensão inaugura a primeira vez que uma jogadora é punida por práticas de bullying e intimidação com suas próprias colegas na história da liga.
Quem é Oh Ji-young
Oh Ji-young é uma líbero veterana na liga de vôlei da Coreia do Sul. Sua carreira como jogadora profissional teve início no Gumi Korea Expressway em 2006, que agora é conhecido como Gimcheon Korea Expressway Hi-Pass. Entre os anos de 2017 e 2021, Oh esteve no Daejeon KGC, atual Jung Kwan Jang Red Sparks, e em 2021 e 2022, no GS Caltex Seoul Kixx. Posteriormente, juntou-se aos Peppers apenas um ano após a inauguração do clube.
Durante sua trajetória, foi presença regular na seleção nacional de 2010 a 2021, destacando-se com uma medalha de prata nos Jogos Asiáticos de 2010 e alcançando as semifinais nas Olimpíadas de Tóquio em 2020. Porém, apesar de suspensa da V League, Oh não se encontra proibida de buscar oportunidades no exterior.
A suspensão coincide com uma fase desafiadora para os Peppers na V League. O time de Gwangju estabeleceu um recorde negativo de 23 derrotas consecutivas nesta temporada, antes de finalmente conquistar uma vitória sobre o Hi-Pass na semana passada. Atualmente, o clube ocupa a última posição na tabela da liga, com apenas três vitórias em 31 jogos até a data desta publicação na terça-feira.
Além disso, o treinador-chefe Joe Trinsey parece estar deixando o clube, conforme relatos da mídia coreana. Sua saída atribui-se à falta de melhorias significativas no desempenho da equipe, apesar dos esforços para reforçar o elenco nesta temporada. O próximo desafio dos Peppers será contra o Hwaseong IBK Altos em casa, na próxima quinta-feira (29).
Foto destaque: Oh Ji-young. Reprodução/KOVO