Korean Magazine BR

Festival de Berlim

Novo filme de Hong Sang-soo ganha Urso de Prata no Festival de Berlim

Novo filme do diretor Hong Sang-soo, “A Traveler’s Needs” foi premiado pelo júri com o Urso de Prata da 74ª edição do Festival de Berlim

No último sábado (24), o júri da 74ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim anunciou que o filme “A Traveller’s Needs”, do diretor sul-coreano Hong Sang-soo, foi o vencedor do Grande Prêmio do Júri, o Urso de Prata. Esse foi o 31º filme do diretor e traz como protagonista a atriz francesa, Isabelle Huppert. Além disso, esse prêmio marca a quinta vez em que um dos filmes de Hong Sang-soo vence o Urso de Prata.

Tradição em Berlim

Esse foi o quinto Urso de Prata que um dos filmes do renomado diretor sul-coreano Hong Sang-soo ganha em Berlim. Hong já recebeu o Urso de Prata como melhor filme do júri pelo longa “O Romancista e o seu Filme” em 2022. Da mesma forma, também foi o vencedor de melhor direção por “A Mulher que Fugiu” (2020) e por melhor roteiro em “Encontros” (2021). Além disso, o filme “Na Praia à Noite Sozinha” (2017) concedeu à atriz Kim Min-hee o Urso de Prata de Melhor Atriz. Ao ganhar o prêmio no último sábado, Hong agradeceu ao júri e se mostrou muito contente pela tradição que tem no festival.


Festival de Berlim
Hong Sang-soo após receber o Urso de Prata. Reprodução/ Reuters

“Eu agradeço ao júri pelo prêmio. Não sei exatamente o que eles viram no meu filme, estou curioso. Também quero agradecer especialmente a Carlo Chatrian [diretor artístico do Festival de Berlim] que me convida para este evento todos esses anos. Obrigado pela empatia que tem com meus filmes.”

Hong Sang-soo em discurso de agradecimento

“A Traveler’s Needs” (“Necessidades de uma viajante” em tradução direta para o português) é 31º longa de Hong Sang-soo. A história do filme gira em torno de uma mulher francesa que viaja para a Coreia e acaba ensinando francês para mulheres coreanas. Dessa forma, o filme busca tratar sobre a natureza inevitável da vida e qual é o tamanho da importância da comunicação. Por fim, quem assume o papel da protagonista é o grande nome do cinema francês, a atriz Isabelle Huppert. Essa é a terceira contribuição entre o diretor e a atriz, eles já trabalharam juntos antes em “A Visitante Francesa” (2012) e em “A Câmera de Claire” (2017).

74º Festival Internacional de Cinema de Berlim

O grande vencedor do Urso de Ouro foi o documentário “Dahomey”, da diretora franco-senegalesa Mati Diop. O filme acompanha o retorno de 26 artefatos reais saqueados pela França em 1892 a seu país de origem, a República do Benin, na África Ocidental.

Também, além de “A Traveler’s Needs”, outros quatro filmes coreanos marcaram presença no festival. Os outros integrantes sul-coreanos foram “The Roundup: Punishment” (quarto filme da franquia “Os Fora da Lei”), o suspense “Exhuma”, o drama “It’s Okay!” e o curta “Circle”.

Foto destaque: diretor Hong Sang-soo e a atriz francesa Isabelle Huppert. Reprodução/ Yonhap

Rolar para cima