Nível do mar na cidade de Incheon pode aumentar, diz estudo
Segundo novos estudos, o nível do mar em Incheon pode aumentar devido às altas temperaturas do planeta
As altas temperaturas estão se tornando cada vez mais presentes no planeta e estão influenciando diretamente nos oceanos, por meio, por exemplo, do derretimento das geleiras. O que leva especialistas a ficarem alertas com suas costas, como um estudo apontando que o nível do mar em Incheon pode aumentar.
O derretimento das geleiras atinge as cidades costeiras com mais força. E um dos locais que está em estado de alerta, segundo uma equipe de pesquisa, é a costa oeste da Coreia. Em relação ao restante do mundo.
Segundo o Instituto de Pesquisa Polar da Coreia (Kopri), o nível do mar mundial deve aumentar em 3,6 centímetros até 2050. E a costa de Incheon, que fica a oeste da capital Seul, terá um aumento de 4 centímetros. Comparada a outras cidades costeiras como Londres, Nova York e Sydney.
A análise tem base no volume das geleiras da Antártida e da Groenlândia vêm sendo apresentadas desde 2007 por monitoramento via satélite.
Cidade de Incheon. Reprodução/Freepik
O degelo e a opinião de especialistas
Liderada por Lee Won-sang, diretor de pesquisa de ambientes glaciais da Kopri, o grupo de pesquisadores notaram que as perdas de volume das geleiras apresentaram um potencial de diminuição nos últimos 30 anos. O que estaria impactando nos níveis dos oceanos.
O diretor Lee também explica que os países costeiros que a latitude é baixa e média como a da Coreia, sofrerão ainda mais com o aumento do nível do oceano. O derretimento das geleiras é o que causa o aumento da temperatura do planeta.
O pesquisador de pós-doutorado da Kopri, Kim Byeong-Hoon, alerta que as descobertas feitas representam o aumento mínimo que os oceanos demonstrarão no futuro.
Foto de destaque: estrada da ilha de Daebu em Incheon. Reprodução/Freepik