Música

Ni-ki (Enhypen) se desculpa por comentário sobre feriado nacional

Ni-ki, do grupo Enhypen, pediu desculpas por comentário impensado sobre o Dia do Movimento pela Independência, que gerou repercussão

Ni-ki, do grupo Enhypen, pediu desculpas por sua “expressão imprudente” em relação ao Dia do Movimento pela Independência, em 01 de março. Em suma, ele disse estar com “ciúmes” de um fã que tirou um dia de folga no feriado nacional. O fato de ter nascido no Japão e o comentário ser sobre uma data contra o fim do colonialismo japonês potencializou o comentário.

O cantor do Enhypen realizou um post, na última quinta-feira (29), no serviço comunitário de fãs Weverse, dirigindo-se ao fã clube do grupo, Engene: “Anime-se, Engene, é só amanhã e depois é fim de semana”. Logo, um fã respondeu com o comentário: “A Coreia tira folga amanhã”. Após isso, Ni-ki perguntou: “Amanhã é um dia vermelho (feriado nacional)?”. Assim, o fã respondeu: “Sim, tiramos folga amanhã porque é 1º de março (Dia do Movimento pela Independência)”, ao que Ni-ki respondeu: “Estou com ciúmes”.

A curta conversa online foi imediatamente recebida com repercussões, em razão de que o Dia do Movimento pela Independência comemora o movimento de independência anticolonial. O movimento ocorreu em 1919, como um protesto contra o domínio imperialista japonês sobre a península coreana.


Ni-ki, do Enhypen. Reprodução/Soompi

Ni-ki tem nacionalidade japonesa

O fato de Ni-ki ser de nacionalidade japonesa tornou sua declaração ainda mais problemática para os fãs coreanos. Assim, esses fãs tendem a ser muito sensíveis quando se trata de questões políticas ou históricas, especialmente em relação ao colonialismo japonês.

O cantor logo apagou a postagem e pediu desculpas: “Peço desculpas pela minha expressão imprudente em relação a um feriado nacional tão importante como o Dia do Movimento pela Independência”, escreveu o membro do Enhypen. “Retirei o post imediatamente após perceber o que havia feito. Prometo tomar mais cuidado no futuro.”

As celebridades coreanas são propensas a críticas, mesmo por um movimento errado, quando se trata de questões nacionais importantes. Por isso, datas como o dia das eleições ou feriados nacionais que comemoram eventos históricos não são poupadas.

Foto destaque: Ni-ki. Reprodução/Gshow

Américo N. Tartaglia

Estagiário. Cursando último período de Jornalismo pelo Centro Universitário Anhanguera Pitágoras Ampli.

Recent Posts

NMIXX divulga preços e início das vendas para show no Brasil

Grupo sul-coreano faz sua estreia na América Latina com a turnê NMIXX 2ND FAN CONCERT…

4 horas ago

Doramas japoneses na Netflix que talvez você não conheça

Conheça 10 doramas japoneses na Netflix com histórias envolventes, personagens marcantes e gêneros que vão…

2 dias ago

Disputa HYBE-Ador sobre NewJeans preocupa investidores

KOSPO aponta que o conflito entre HYBE e Ador sobre NewJeans pode reduzir a competitividade…

3 dias ago

Blue Exorcist ganha trailer de nova saga com estreia em janeiro

Blue Exorcist -The Blue Night Saga- tem estreia confirmada para janeiro de 2025 e ganha…

4 dias ago

Gintama anuncia spin-off com estreia em 2025

Anúncio na Jump Festa confirma spin-off de Gintama para outubro de 2025; trama traz Ginpachi…

4 dias ago

Netflix firma parceria com SBS para expandir conteúdo coreano

Netflix e SBS firmam acordo para distribuir produções coreanas globalmente com novos dramas, programas de…

5 dias ago