New Jeans solicita à justiça a revelação de youtuber difamador
New Jeans solicita ao tribunal dos EUA que ajude a identificar usuário do YouTube responsável por postar vídeos falsos e difamatórios sobre o grupo
Em 27 de março, o grupo New Jeans apresentou um pedido judicial ao tribunal federal da Califórnia. O objetivo era expor um usuário do YouTube responsável por difamar falsamente as integrantes do grupo. Segundo uma reportagem do New York Times realizada nesta quarta-feira (10), se aprovado, o pedido obrigaria o Google a revelar a identidade do usuário. Assim, será possível dar seguimento às acusações criminais na Coreia do Sul, onde as leis de difamação são mais rigorosas. Ainda, documentos judiciais mostraram que o YouTuber, dono do canal ‘Middle7’, fez cerca de 33 vídeos difamatórios, que foram vistos mais de 13 milhões de vezes.
O advogado do New Jeans, Eugene Kim, afirmou que o youtuber também praticou “xingamentos ou outros comportamentos zombeteiros” contra o grupo. Os vídeos “continuam a causar danos significativos à reputação”, revelam os documentos judiciais. Em comunicado feito ao New York Times, a Ador, agência de New Jeans, declarou:“regularmente tomamos medidas legais para violações dos direitos dos artistas”. Tal pronunciamento confirma, portanto, que eles estão dispostos a seguir com o processo contra o youtuber.
Kim disse que havia escrito ao Google para obter informações sobre a conta do YouTube, mas não obteve sucesso. Ele então apresentou uma moção a um tribunal da Califórnia sob uma lei federal, que permite que as pessoas obtenham os documentos necessários em um processo estrangeiro. Contudo, o Google ainda não deu respostas às solicitações. Analogamente, também não foi possível entrar em contato com o proprietário da conta do YouTube.
Idols e processos de difamações legais
Apesar dos desafios enfrentados pelas autoridades na investigação de difamação online, um caso recente demonstrou que uma solução justa não é impossível. Em outubro do ano passado, a agência Starship Entertainment do grupo feminino IVE e a integrante Jang Won-young tomaram medidas legais contra o YouTuber Sojang por espalhar alegações depreciativas sobre o grupo, especialmente direcionadas a Won-young.
O advogado do grupo, Chong Kyong-sok, agiu rapidamente, entrando com uma moção em um tribunal distrital da Califórnia em maio de 2023, solicitando ao Google que divulgasse as informações pessoais de Sojang. Logo após meses de esforços legais, o tribunal decidiu a favor de Jang, ordenando que o YouTuber pagasse uma compensação de 100 milhões de won (aproximadamente R$372.600,00) por danos.
As estrelas sul-coreanas há muito enfrentam uma avalanche de comentários odiosos relacionados à sua aparência, habilidades de canto e vida pessoal. Nesses cenários, suas agências e representantes assumem um papel fundamental, agindo com determinação para proteger a reputação e o bem-estar emocional desses artistas. Recorrendo a medidas legais contra difamação, eles buscam não apenas compensação pelos danos sofridos, mas também promovem a responsabilização daqueles que propagam mensagens negativas nas redes sociais, enquanto reforçam a importância de uma cultura online mais empática e respeitosa para todos.
Foto destaque: Grupo New Jeans. Reprodução / Billboard