O grupo de k-pop MUSTB realizou sua primeira apresentação no Brasil durante o K-Festival realizado em Brasília
A capital brasileira foi palco de uma explosão de cultura sul-coreana no último fim de semana, experimentando uma ampliação de horizontes culturais durante três dias com a celebração do K-Festival. O evento foi um elo especial entre a Coreia do Sul e o Brasil, fortalecendo os laços culturais e amizade que unem esses dois países há 60 anos.
No centro das atenções, o grupo de K-pop MUSTB, composto por Taegeon, Wooyeon, Doha, Soohyun e Sihoo, brilhou intensamente em sua primeira apresentação em terras brasileiras, cativando o coração da capital com sua música contagiante e carisma inigualável.

Coletiva de Imprensa
A coletiva de imprensa do MUSTB, realizada na tarde de 13 de outubro na Churrascaria Nativas, foi o ponto de partida desse espetáculo. Os cinco membros do grupo sul-coreano, ansiosos para compartilhar sua arte com o público brasileiro, revelaram um vislumbre do que estava por vir. Durante esse momento, a imprensa e os fãs presentes puderam sentir de perto a energia e a empolgação que o MUSTB estava trazendo para o K-Festival.
Ao serem perguntados sobre a sensação de estarem no Brasil, Wooyeon começou dizendo que “era um sonho vir ao Brasil, ficamos muito felizes de poder realizá-lo. Quero que quem não conheça comece a amar as músicas.” Contudo, Doha enfatizou como as pessoas são amorosas e que ele havia almoçado churrasco e gostaria de comer novamente.

Em seguida, foram questionados se já conheciam algo sobre o país, Soohyun afirmou que sabia que os brasileiros falam português “já sabia que falavam português, muita gente não sabe disso e acham que os brasileiros falam espanhol.”
O KMBR perguntou como eles esperavam que o K-Festival pudesse contribuir para fortalecer os laços culturais entre o Brasil e a Coreia do Sul. Wooyeon disse que não só quem gosta da cultura, mas também quem está interessado iria se unir para conhecer e que seria um evento muito legal.
Taegeon afirmou que estavam muito agradecidos por todo o sucesso que vem fazendo no leste asiático e ao redor do mundo, ele continuou dizendo que treinaram bastante para se tornarem um grupo de k-pop, porém não sabiam da dimensão que haviam alcançado e que estavam felizes de terem vindo ao Brasil.
O Show
No sábado, o palco do K-Festival iluminou-se à tarde com o talento e a paixão do MUSTB, os fãs de Brasília tiveram a chance de ver o quinteto em ação com uma passagem de som eletrizante, dando um gostinho do espetáculo inesquecível que estava por vir. À noite, com o local lotado, o grupo sul-coreano fez sua estreia no Brasil com um show arrebatador.
Quando as luzes do palco se acenderam e as primeiras notas da música ecoaram, o público se entregou à magia da música e da performance. Gritos de empolgação ecoaram ainda mais por todo local, criando uma atmosfera eletrizante que continuaria ao longo de toda a noite.

O grupo entrou no palco ao som de “Realize” – e vários gritos do público -, logo em seguida eles surpreenderam com um cover surpresa da canção “Permission to Dance” do BTS, aumentando ainda mais a temperatura no ambiente. À medida que o setlist avançava, “Diamond” se destacava, não apenas pela envolvente coesão vocal do grupo, mas também pela sincronia dos membros, deixando o público completamente hipnotizado durante o evento.
Finalmente veio “RUSH” e durante a apresentação, o grupo mostrou a intensidade da faixa, com uma coreografia impressionante de tirar o fôlego. Na coletiva, Wooyeon já havia dito que era a mais difícil e não havia tempo para respirar e quando acabava, ficavam com falta de ar.
O grupo ainda apresentou músicas como “All Day”, “Veil”, “I Want You”, “Love Formula”, “La Señorita”, “Just Say It”, “Times Up”, “Royalty”
Interação com o público
Entre uma canção e outra, os membros aproveitavam para interagir com o público e mostraram um pouquinho do que sabem em português, o que deixou os fãs ainda mais apaixonados por eles. Soohyun era o que mais se arriscava a conversar em português e ficou empolgado com as reações que recebia.
Em determinado momento, o líder Taegeon estampou a emoção em seu rosto, com todo carinho e amor que estavam recebendo durante a passagem do grupo por Brasília. Ao final da apresentação, as Muffins organizaram um vídeo surpresa para o grupo, e surpreenderam Sihoo ao dar-lhe um bolo de aniversário, já que o cantor completará 25 anos no final de outubro.
O show do MUSTB não apenas encantou, mas deixou uma marca inesquecível na memória dos fãs e na história do K-Festival. Com sua energia contagiante, performances incríveis e carisma envolvente, o grupo conquistou os corações do público, criando memórias que durarão para sempre.
Enquanto as luzes do palco se apagaram e o último acorde ecoou na noite de Brasília, o MUSTB provou que a música é uma linguagem universal capaz de transcender barreiras. O público foi presenteado com uma apresentação que celebrou a paixão pela música, a dedicação ao talento e o poder da cultura para unir nações.
Foto Destaque: MUSTB em coletiva de imprensa. Reprodução/Stefani Couto